Conheça a 2ª etapa do Ensino Fundamental - Escola Firjan SESI

Vagas para estudantes de baixa renda

Confira o edital gratuito com inscrições abertas para o Ensino Fundamental.

A base para formar cidadãos preparados para a vida

No Ensino Fundamental – 2ª Etapa, além das disciplinas do Currículo Nacional Comum, os estudantes recebem aulas de robótica e Cultura Maker. Nesta etapa, as disciplinas são focadas em desenvolver competências como a criticidade, a colaboração, a capacidade de resolver problemas, a lógica de programação e a criatividade, temas que serão fundamentais no futuro.

Composta por turmas do 6°ao 9º ano, os alunos começam a se preparar para a transição para o Ensino Médio com Curso Técnico. A partir do 8º ano são intensificadas as aulas de língua portuguesa e matemática. No 9º ano há um desdobramento de ciências em física, química e biologia.

Disciplinas 6º Ano 7º Ano 8º Ano 9º Ano
Currículo Nacional Linguagens Língua Portuguesa X X X X
Redação X X X X
Língua Estrangeira (Inglês) X X X X
Educação Física X X X X
Arte X X X X
Matemática Matemática X X X X
Ciências Humanas História X X X X
Geografia X X X X
Filosofia X X X X
Ciências da Natureza Ciências X X X
Biologia X
Física X
Química X
Parte Diversificada Oficina de Robótica + Maker X X X X

.

Dúvidas

Sim. O dever de casa ajuda a família a acompanhar de perto o que seu filho está estudando. Além disso, o aluno aprende a ter autonomia ao fazer as tarefas sozinho e revendo o que foi discutido em sala de aula.

Assim como toda escola, a Escola Firjan SESI também avalia seus alunos. Mas não apenas mediante uma prova.

Por meio de diferentes processos, a avaliação é feita durante todo o ano letivo.

Na Educação Infantil, o avanço do aluno é registrado desde o primeiro dia de aula. Já o Ensino Fundamental conta com trabalhos individuais e coletivos, pesquisas, provas, participação em eventos, atividades e aulas. Tudo isso, ao fim do ano, mostra o desempenho de cada aluno.

Na Escola Firjan SESI, o estudante é avaliado de maneira global e não apenas por um teste aplicado de forma isolada.

A Escola Firjan SESI trabalha com as disciplinas do currículo de base nacional comum estabelecido pelo MEC e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Na Escola Firjan SESI, o estudante tem a possibilidade de construir conhecimentos que envolvem diferentes conceitos, que despertem sua curiosidade e seu interesse. A única diferença é que na Escola Firjan SESI ele aprende de maneira contextualizada, pelo estímulo do raciocínio e do desenvolvimento do senso crítico.

Sim. Desde o início de 2020, os estudantes que ingressam no 1º ano tem como única modalidade o Ensino Médio combinado com Curso Técnico. O curso é gratuito e o ingresso é através de edital. Veja mais informações.

Não. O ingresso no 1º ano do Ensino Médio, gratuito, ocorre através de edital. Os estudantes matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental têm prioridade na classificação para as turmas, mas precisam atender ao critério de renda familiar e serem aprovados no processo seletivo, conforme o edital. Veja mais informações.

O estudante precisa ter renda familiar mensal de no máximo 1,5 salários mínimos per capita. É necessário apresentar uma autodeclaração de renda. O edital prevê prioridade para o candidato dependente de industriário ou ex-industriário (com até três anos de desligamento da empresa até a data de publicação do edital) e para o aluno que cursa o 9º ano da Escola Firjan SESI. O candidato realiza uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Veja mais informações.