Dúvidas - Escola Firjan SESI

Tire suas dúvidas sobre a Escola Firjan SESI

Sim. O dever de casa ajuda a família a acompanhar de perto o que seu filho está estudando. Além disso, o aluno aprende a ter autonomia ao fazer as tarefas sozinho e revendo o que foi discutido em sala de aula.

A Escola Firjan SESI trabalha com as disciplinas do currículo de base nacional comum estabelecido pelo MEC e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Na Escola Firjan SESI, o estudante tem a possibilidade de construir conhecimentos que envolvem diferentes conceitos, que despertem sua curiosidade e seu interesse. A única diferença é que na Escola Firjan SESI ele aprende de maneira contextualizada, pelo estímulo do raciocínio e do desenvolvimento do senso crítico.

Sim. Desde o início de 2020, os estudantes que ingressam no 1º ano tem como única modalidade o Ensino Médio combinado com Curso Técnico. O curso é gratuito e o ingresso é através de edital. Veja mais informações.

Não. O ingresso no 1º ano do Ensino Médio com Curso Técnico, gratuito, ocorre através de edital. Os estudantes matriculados no 9º Ano do Ensino Fundamental têm prioridade na classificação para as turmas, mas precisam atender ao critério de renda familiar e serem aprovados no processo seletivo, conforme o edital. Veja mais informações.

O estudante precisa ter renda familiar mensal de no máximo 1,5 salários mínimos per capita. É necessário apresentar uma autodeclaração de renda, mas alguns candidatos são dispensados desta obrigatoriedade (confira detalhes no edital). O edital prevê prioridade para o candidato dependente de industriário ou ex-industriário (com até três anos de desligamento da empresa até a data de publicação do edital) e para o aluno que cursa o 9º ano da Escola Firjan SESI. O candidato realiza uma prova objetiva, com questões de múltipla escolha de língua portuguesa, matemática, ciências da natureza e ciências humanas. Veja mais informações.

Não, os alunos do Ensino Médio da Escola Firjan SESI que cursam o 2º ou o 3º ano (em 2020) e o 3º ano (em 2021) permanecem no programa anterior, sem edital, até a conclusão. A partir de 2022, todas as turmas do Ensino Médio passam a ser preenchidas através do edital.

Não, pois essa é uma formação em Nível Médio, que depois de concluída, possibilita, também, escolhas para ingresso em cursos de Nível Superior. A diferença aqui é que o aluno ganha um diferencial frente a outras pessoas, pois o diploma de curso técnico permite que o aluno ingresse imediatamente no mercado de trabalho.

O curso do Ensino Médio da Escola Firjan SESI com Curso Técnico da Firjan SENAI oferece todas as disciplinas do currículo de base nacional comum, além de disciplinas diversificadas, que permitem ao aluno construir seus conhecimentos de forma significativa. Uma dessas disciplinas é “Vivências no Mundo do Trabalho”, onde o professor organiza visitas técnicas e culturais, entre outras atividades, para ampliar o conhecimento do aluno sobre as questões profissionais. Já no curso técnico, o aluno estuda disciplinas voltadas para as áreas de recursos humanos, educação ambiental, inglês técnico, entre outras. Por fim, para que esta formação seja completa e com qualidade é preciso cumprir a carga horária que os dois cursos exigem. Por isso, o estudo em tempo integral é fundamental.Veja mais informações.

Ao fim do curso, o aluno recebe um certificado da Educação Básica da Escola Firjan SESI e um diploma do Curso Técnico da Firjan SENAI. O Ensino Médio da Escola Firjan SESI com o Curso Técnico da Firjan SENAI é uma formação com duas certificações, que facilita a vida escolar do aluno, evitando o deslocamento entre ambientes de estudo diferentes.

Além das aulas teóricas, os cursos técnicos oferecem materiais, laboratórios e oficinas de altíssima qualidade, para que os alunos aprendam e apliquem na prática todos os conhecimentos.