Conheça a Escola Firjan SESI - Escola Firjan SESI

Conheça a Escola Firjan SESI

Escola Firjan SESI. Uma nova geração pede um novo jeito de aprender

Se tem uma palavra que define o mundo atual é: transformação. A internet e as novas tecnologias criaram uma realidade conectada, dinâmica, que muda dia após dia e que não separa mais o mundo físico do virtual.

Esses são os tempos da nova geração, que já nasce com tudo a um touch de distância e que entende que as novidades de hoje estarão obsoletas amanhã. Prepará-la para um futuro de infinitas possibilidades é o compromisso da Escola Firjan SESI.

Sabemos que esse mundo interligado oferece novas oportunidades aos jovens. Por isso, queremos formá-los para alcançar cada uma delas. Inspirá-los a buscar caminhos diferentes. Incentivá-los a inovar e correr riscos. Garantir que eles entrem alunos e saiam cidadãos participativos e engajados.

Ninguém sabe como será o mundo daqui a 10 anos, mas de uma coisa estamos certos: nossos alunos estarão preparados para as mudanças e desafios que vierem, com valores e habilidades para transformarem suas próprias realidades.

Histórico e Infraestrutura

A Firjan SESI está há 72 anos trabalhando para entregar educação de qualidade, contribuindo para transformar a realidade do nosso estado, e formando agentes transformadores preparados para o futuro.

A Escola Firjan SESI está presente em todo o estado do Rio, com 14 unidades de ensino regular, ambientes modernos e uma metodologia diferenciada. A escola é ancorada no sociointeracionismo, no desenvolvimento de competências e na cultura maker, métodos que apoiam os estudantes a colocar em prática tudo que aprendem, construindo soluções em colaboração com seus colegas.

Além disso, buscamos integrar ciências, tecnologia, artes, matemática e elementos de engenharia, pois acreditamos que gerar conhecimento científico e tecnológico desenvolve habilidades importantes como a autonomia e o senso crítico nos jovens.

Aluno como Protagonista

O aluno da Escola Firjan SESI não é apenas um espectador na sala de aula. Ele participa ativamente, é instigado a investigar caminhos, a levantar hipóteses e a construir conhecimento coletivamente.

Proposta de Valor da Escola Firjan SESI

A Escola Firjan SESI está sempre em busca de entender como a nova geração de estudantes vê o mundo. Nossa proposta é desenvolver o potencial individual e estimular atitudes empreendedoras e inovadoras, para que os alunos assumam o protagonismo de suas vidas.

Personalização do Ensino

Na Escola Firjan SESI o estudante não é visto apenas como mais um. Nossa equipe pedagógica realiza um acompanhamento individualizado, mapeando as habilidades de cada aluno. O apoio de plataformas pedagógicas digitais também possibilita o desenvolvimento individual, potencializando-o e proporcionando um aprendizado amplo e significativo.

Competências, Atitudes e Valores

É através de aulas dinâmicas, colaborativas e contextualizadas, com temas de interesse das crianças e dos jovens, que instigamos a busca contínua por soluções. A participação ativa do estudante em debates e a troca de ideias em sala de aula contribui para desenvolver o senso crítico, a criatividade e a capacidade de avaliar e validar suas ideias.

Mais do que formar alunos, a Escola Firjan SESI forma pessoas para o exercício pleno da cidadania, para contribuir na transformação da sociedade em que vivem.

A Escola faz parte da Firjan

A Firjan tem a missão de garantir o desenvolvimento sustentável dos diversos setores da indústria. Trabalhando de forma integrada com a Firjan SENAI, Firjan SESI, Firjan IEL e Firjan CIRJ, ela promove a competitividade empresarial e o desenvolvimento econômico.

A Firjan e suas instituições estão presentes em todo o estado, com 66 unidades. Junto com a Firjan SENAI, oferece soluções tecnológicas, inovação e educação profissional; com a Firjan SESI, leva educação através da Escola, além de saúde e segurança para o trabalhador; com a Firjan IEL, proporciona capacitação empresarial para os líderes; e com a Firjan CIRJ, fortalece o encadeamento produtivo da indústria.

É olhando para o futuro que a Firjan segue firme com a missão de continuar desenvolvendo a indústria. Um legado para a sociedade, o estado do Rio de Janeiro e todo o país.