Time de robótica da Escola Firjan SESI participa de ação solidária - Escola Firjan SESI

Os estudantes arrecadaram quase 100 quilos de alimentos

No dia 11/3, a equipe de robótica Laranjitos, da Escola Firjan SESI Laranjeiras, realizou uma ação solidária no Projeto Ação Entre Amigos, da Igreja Santíssima Trindade, localizada no bairro do Flamengo, Rio de Janeiro. Os alunos arrecadaram alimentos na escola durante toda a semana e produziram um cinema solidário no auditório da unidade, com a exibição do filme "Estrelas Além do Tempo".

Para participar do evento, era preciso contribuir com um quilo de alimento não-perecível e ter acesso ao ingresso da sessão. Os quase 100 quilos de alimento recolhidos foram doados para a instituição, e os estudantes também ajudaram na cozinha do projeto, preparando marmitas que foram distribuídas para a população de rua das redondezas.

A atividade, além de promover a cidadania dos jovens, tem relação direta com a proposta do uso da energia como forma de melhorar o mundo, dentro do projeto desenvolvido para a participação da equipe no Festival SESI de Robótica. O time desenvolveu uma miniestação de energia sustentável, que tem como combustível o gás produzido por alimentos em decomposição, oriundos de descartes de estabelecimentos como hortifrutis e mercados.
A ideia é implementar essa solução nesses espaços, para reduzir o custo da energia elétrica e permitindo um menor repasse para o preço dos alimentos, o que auxiliaria na questão da insegurança alimentar que se intensificou sobre o Brasil nos últimos anos.