SESI e SENAI unidos em um só diálogo: Papo de Responsa - Escola Firjan SESI

Programa da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro

Os estudantes do ensino médio da Escola Firjan SESI Petrópolis, juntamente com os alunos de Mecânica, Automação e TI do SENAI, tiveram uma manhã de muita reflexão e de quebra de paradigmas, ao receberem os policiais Luiz Claudio e Vagner, integrantes da equipe “Papo de Responsa”.

O “Papo de Responsa” é um programa da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, que tem como público-alvo adolescentes e jovens, realizando um diálogo descontraído sobre prevenção às drogas, à violência e também em relação ao papel do policial na sociedade. Seu principal espaço de atuação é junto às escolas de segundo segmento e ensino médio, sejam públicas ou privadas.

Ao perguntar aos estudantes sobre o que eles achavam da polícia, foi possível perceber que, em geral, muitos dos adolescentes e jovens nutriam percepções advindas da opinião de outras pessoas ou da mídia, não de vivências pessoais. São, em geral, ideias pré-concebidas, que, se utilizadas no dia a dia, acabam afastando as pessoas, sem que sejam capazes de perceber as suas qualidades, uma vez que o preconceito já foi estabelecido.

Através desse papo descontraído, os estudantes desenvolveram diversas reflexões, principalmente ao ouvirem os palestrantes sobre a importância do trabalho em equipe e do respeito pelo outro.

Ao final do encontro, alguns alunos quiseram continuar o papo, fazendo perguntas que demonstraram o profundo interesse sobre o quanto a equipe tinha a transmitir.

Foi um dia muito proveitoso, com diversos pontos positivos e com a promessa de uma nova visita da equipe para 2023.