Revista Linguagens: Escolas Firjan SESI - Escola Firjan SESI

Em tempos de infodemia e fakenews, compreender o que se lê, distinguir fato de opinião, assim como saber consultar fontes confiáveis são habilidades que precisam ser priorizadas no ensino da educação básica. A construção de uma escrita transgressora nasce no lugar da transformação, daquilo que aparece no incômodo desassossego com o mundo ao redor e traça caminhos de mudança baseados na reflexão e leitura interna e externa.

Formar leitores e escritores críticos é uma das prioridades nas Escolas Firjan SESI. Neste sentido, no início do ano, as nossas 17 escolas recebem um tema norteador no Projeto de Leitura e uma lista de livros literários para todos os segmentos.

Durante o ano letivo, os professores desenvolvem diversas atividades sobre as obras indicadas. O projeto de leitura, além do tema, propõe que os professores escrevam artigos que reflitam sobre o percurso teórico e o desenvolvimento da prática pedagógica. Desta forma, todos os docentes são convidados a partilhar o conhecimento com a rede e se inspirar em projetos exitosos dos colegas.

Fica o convite da leitura para conhecer os projetos que os nossos professores e alunos desenvolveram sobre o tema: “A escrita transgressora e o leitor imersivo”.

A terceira edição física da nossa Revista Linguagens foi lançada no Seminário Steam em dezembro de 2023, mas pode ser acessada também no link: Revista Linguagens 2023 PagDupla (adobe.com)