Matemática por uma perspectiva divertida e curiosa - Escola Firjan SESI

A atividade reuniu os alunos em uma dinâmica no início do ano letivo

No primeiro dia de aula de Matemática com as turmas de 1° e 2° ano do Ensino Médio da Escola Firjan SESI Tijuca, a professora Paula Naciff propôs uma dinâmica aos alunos: Eles deveriam dividir-se em grupos, escolher um número e escrever os motivos interessantes que os influenciaram na escolha. Em seguida, após um tempo de discussão nos grupos e pesquisa com auxílio dos smartphones, os alunos foram desafiados a apresentar para a turma o número e os motivos pelos quais o número escolhido era o mais interessante.

Os alunos não pouparam a criatividade e compartilharam curiosidades de diversas áreas, como por exemplo, Artes, Ciências, História, Física, Música, Cinema, Cultura, Esporte e, claro, a própria Matemática.

Dessa forma, com essa simples atividade a professora aproveitou o momento para mostrar a importância da Matemática na vida cotidiana, incentivar o trabalho em equipe, a colaboração e a prática de apresentação oral - habilidades importantes para a vida e o mercado de trabalho. Além disso, atividades dinâmicas em sala de aula incentivam os alunos a serem mais ativos e participativos em seu próprio processo de aprendizagem, promovendo uma maior autonomia e engajamento.