Mais de 400 alunos das Escolas Firjan SESI participam da segunda fase da Olímpiada Nacional de Ciências - Escola Firjan SESI

A segunda fase do evento aconteceu de forma on-line, nos dias 9 e 10 deste mês

Um total de 442 alunos das Escolas Firjan SESI participaram da segunda fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que aconteceu de forma on-line nos dias 09 e 10 de setembro. Na primeira fase, entre 18 e 20 de agosto, houve um recorde de 1.609 inscritos da instituição. O resultado geral será divulgado no final do mês de outubro.

Segundo Simone Caires, analista de Educação Básica da Firjan SESI, a participação foi voluntária, despertando o interesse dos alunos para as áreas científicas e tecnológicas do conhecimento. “Trata-se de uma iniciativa de extrema importância para que possamos avaliar a qualidade do trabalho que é realizado pela equipe pedagógica e de professores, o que contribuiu para avaliação dos processos de aprendizagem das 17 escolas SESI instaladas no estado”.

Voltada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, a ONC deste ano trouxe uma novidade: a disciplina de Astronomia. A olimpíada é organizada pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e integra o Programa Ciência na Escola, uma realização de cinco Sociedades Científicas: SBF (Sociedade Brasileira de Física), ABQ (Associação Brasileira de Química) Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A ONC identifica estudantes talentosos e incentiva seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas, nas universidades ou nos setores produtivos, e contribui para a melhoria da qualidade da Educação Básica, a fim de promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.