II Congresso Firjan SESI Matemática e Math en Jeans: novos olhares para o ensino - Escola Firjan SESI

Evento foi composto por palestras, exposições de trabalhos, oficina e mesa redonda

O futuro necessita de um novo olhar para as ciências exatas. Foi com essa reflexão que o II Congresso Firjan SESI Matemática e Math en Jeans foi aberto na manhã desta terça-feira, 17/05. O evento, realizado na Firjan SESI Tijuca, no Rio de Janeiro, é fruto de uma parceria entre a Firjan SESI, a associação francesa Math en Jeans e o Ministère de l'Europe et des Affaires Étrangères (Ministério dos Negócios Estrangeiros).

Cerca de 160 alunos e educadores estiveram presentes nos dois dias de encontro, que tem por objetivo trazer um novo olhar para a Matemática, associando pesquisa e aprendizado. Para a realização do Congresso, durante oito meses, grupos de alunos desenvolveram trabalhos de pesquisa sob o acompanhamento de professores das Escolas Firjan SESI, da Math en Jeans e, também, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Participaram das exposições de trabalhos as escolas de Barra Mansa, Barra do Piraí, Benfica, Macaé, Petrópolis, Três Rios, Jacarepaguá, Maracanã, Nova Iguaçu, Nova Friburgo, Resende e São Gonçalo, além do SESI Sobral (Ceará), do Colégio Pedro II (do bairro de Humaitá, no Rio) e do Lycée Molière (de Laranjeiras, também do Rio).

Para a gerente de educação básica da Firjan SESI, Liana Bueno de Oliveira, a realização do congresso é a oportunidade de apresentar aos alunos a iniciação científica. “É bastante difícil encontrar instituições que façam isso. Então, ter esta parceria com o Math en Jeans e com a UFRJ promove esse link com entre universidade e educação básica”, destacou.

Trabalhos que estão para além da sala de aula

Durante o II Congresso Firjan SESI Matemática e Math en Jeans, os grupos de alunos apresentaram seus trabalhos de pesquisa. Entre eles, estava Luiz Vitor Vieira de Mattos, do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Firjan SESI Barra Mansa. Ele conta que começou a gostar da Matemática em seu último ano do Ensino Fundamental e que a principal dificuldade dos alunos é compreender a Matemática aplicada. Por isso, ele ressaltou a importância do Math en Jeans e do congresso.

“Durante todo nosso percurso de estudo, pudemos entender como a Matemática funciona e se aplica em nosso cotidiano. Nós pegamos um jogo de palitos de fósforos, em que fizemos a pesquisa para entender, a partir de lógicas matemáticas, quais as possibilidades de vitórias e derrotas. A partir daí, levamos esse aprendizado para escolas públicas da região de Barra Mansa. E isso só foi possível porque o Math en Jeans proporciona o trabalho em equipe e o compartilhamento do ensino”, revelou Luiz Vitor, que tem 17 anos.

A fala do estudante é reforçada pelo assessor de relações internacionais da Firjan, Frederico Cezar de Araújo, que reforçou a importância de ofertar oportunidades para que os alunos descubram suas aptidões para a Matemática. “A França é o maior centro de criação matemática no mundo. Por isso, buscamos a associação Math en Jeans, para captarmos a didática para gerar nas crianças o interesse pela disciplina. Esse seminário traz alunos interessados e educadores que são autoridades na Matemática.”

O evento contou com uma oficina que correlacionou a matemática e a música, ministrada pela professora e pesquisadora Daniela Mendes, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); com palestras do diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, dos professores Victor Giraldo e Luciana Salgado, da UFRJ, e do professor Thierry Bardot, vindo diretamente da Universidade D’Avignon, na França. Por fim, o II Congresso Firjan SESI Matemática e Math en Jeans foi encerrado com a mesa redonda “Mulheres na Pesquisa em Matemática e em Ciências”, com a presença das professoras e pesquisadoras da UFRJ Walcy Santos, Kelly Gonçalves, Viviana Lobo e com a doutoranda da UFRJ e professora da Escola Firjan SESI Tamires Purificação.

“Foram dois dias intensos, de celebração de um processo educacional muito rico, que associa a pesquisa acadêmica aos aprendizados da Educação Básica, oferecendo aos nossos alunos uma oportunidade única de Iniciação Científica, de conhecer a universidade e o que se faz nela, e de perceber que a ciência é para todos. Todos, alunos, professores e pesquisadores saem dessa experiência com muito conhecimento construído, e com muito ânimo para a próxima!” diz Vinícius Mano, coordenador de conteúdo de Educação Básica da Firjan SESI.

Fotos: Vinicius Magalhães