Formação para diversidade - Escola Firjan SESI

Para promover a diversidade, equipes das Escolas Firjan SESI recebem qualificação sobre o tema

Promover a diversidade e a inclusão tem se tornado cada vez mais um valor inadiável na atualidade. Se considerarmos o contexto escolar, essa questão se torna ainda mais imprescindível já que a educação tem papel determinante na superação das discriminações e desigualdades. Nesse sentido, urge que a instituição escolar se abra cada vez mais como um espaço que oportunize o debate e o aprofundamento nas temáticas que compõem a agenda da diversidade e inclusão.

Além da importância social, a discussão sobre diversidade também é um tema previsto nas principais diretrizes educacionais. A diversidade no ambiente escolar é uma competência geral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que diz: “Exercitar a empatia, a cooperação, a resolução de conflitos e o diálogo, fazendo-se respeitar e promovendo o direito ao outro e aos direitos humanos, com valorização e acolhimento da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, suas potencialidades, culturas, identidades e saberes, sem preconceitos de qualquer natureza”.

Diante disso, no trato dessas questões no âmbito escolar e como forma de instrumentalizar as equipes atuantes nas Escolas Firjan SESI iniciaram, no dia 08 de março, a primeira turma de "Formação para Diversidade", composta por 51 colaboradores das unidades escolares. A Formação tem como finalidade trazer à luz reflexões relacionadas a ressignificação e valorização cultural das matrizes africanas conforme versa a Lei 10.639, a problematização dos papéis de gênero e de todas as formas de preconceitos e discriminações.

a qualificação vem sendo oferecida de forma on-line, através da plataforma Teams, com 1 encontro mensal.Os encontros foram divididos em quatro temáticas de acordo com o seguinte cronograma;

Aula 1 - 08/03: "O papel da escola frente as questões étnico-raciais. A educação antirracista."
Aula 2 - 05/04: "Gênero e sexualidade".
Aula 3 - 10/05: "Interseccionalidade e Inclusão"
Aula 4 - 07/06: "A educação laica frente ao racismo religioso"

A próxima turma será formada no segundo semestre e oportunizará mais 51 colaboradores das Escolas Firjan SESI.