Foi desenvolvido o primeiro clube de estudantes escritores da Firjan SESI Caxias: Sociedade dos Poetas Mortos - Escola Firjan SESI

Em referência ao filme, o nome foi escolhido pela comunidade escolar após uma votação

Com o objetivo de incentivar a formação de estudantes leitores e escritores e de contribuir para a formação e desenvolvimento do pensamento crítico, a professora Barbara Almeida criou o primeiro clube de estudantes escritores da Escola Firjan SESI Caxias.

A proposta foi desenvolvida durante dois meses a partir de reuniões semanais realizadas na Biblioteca. A primeira atividade realizada pelo grupo, foi uma votação aberta para decidirem qual seria o nome do Clube. Os estudantes participantes sugeriram alguns nomes e disponibilizaram, para a comunidade escolar, um formulário no Google Forms, a fim de que todos tivessem a oportunidade de votar. O formulário ficou aberto durante duas semanas e o nome escolhido foi “Sociedade dos Poetas Mortos”, em referência ao filme, um longa-metragem do gênero drama que foi lançado em 1990 e tem o clube de alunos leitores e escritores como uma das principais partes da trama.

Após a escolha do nome do clube, foram iniciados os encontros para a realização das produções textuais. Assim, alguns estudantes desenvolveram as suas produções durante os encontros e outros trouxeram as produções prontas. Em seguida, foram os momentos voltados para trocas e reflexões, o que enriqueceu ainda mais o aprendizado.

Ao final do projeto, foi realizado um sarau e os estudantes puderam ler os seus contos, recitar as suas poesias e falar sobre a experiência de participar do clube durante esse período.

"A Sociedade dos Poetas Mortos foi uma experiência única para escrever e compartilhar ideias e vivências. Eu amei fazer parte!" disse Leandra Eduarda, aluna da turma 1C.