Firjan SESI é destaque no Festival Nacional de Matemática - Escola Firjan SESI

O maior evento da categoria foi realizado no Rio de Janeiro

A fim de estimular a investigação, despertar a curiosidade e revelar as potencialidades por trás das teorias da Matemática, a Firjan SESI apresenta uma exposição inovadora no Festival Nacional de Matemática, aberto ao público desta quinta-feira (29/09) até sábado (1º/10), na Marina da Glória, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.

Alexandre dos Reis, diretor executivo da Firjan SENAI SESI, reiterou a importância de estar presente no maior festival do gênero no estado, ao lado do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) – instituição referência no país sobre o tema. Reis lembrou que a Escola Firjan SESI trabalha com o Programa Firjan SESI Matemática desde a Educação Básica, primando para aplicar uma metodologia inovadora de ensino, de forma lúdica, com games e atividades interativas. Ele frisou que o projeto está sendo replicado em mais de seis estados do país que contam com escolas SESI SENAI.

“Precisamos despertar nas crianças da Educação Básica o interesse pelo aprendizado da Matemática. Valorizamos muito este ensino para prepará-las para o Ensino Médio, Técnico, com a apresentação da matéria Robótica – nosso diferencial. Isso porque o futuro das profissões está ligado, sobretudo, à programação, inteligência artificial e atividades tecnológicas que vão atender à indústria 4.0”, frisou.

Marcelo Viana, diretor geral do Impa, afirmou que o festival deste ano tem como mote a frase “Matemática é um barato”, proposta de divulgar a matéria para toda a sociedade, do ponto de vista lúdico e desmistificado. “Matemática é muito importante, não só no contexto das ciências e dos processos produtivos da economia nacional, mas também na formação dos cidadãos”, acrescentou.

Arena Firjan SESI

Como um dos destaques do evento, a Arena Firjan SESI de Matemática contou com 11 atividades interativas, entre quebra-cabeça tridimensional, xadrez e lego gigantes, bicicleta de roda quadrada, robótica. São jogos, ‘quizzes’ e instalações que demonstram que a Matemática, de maneira lúdica e descomplicada, vai muito além das contas.

Vinicius Mano, coordenador de Educação Básica da Firjan SESI, ressaltou a importância dessa abordagem diferenciada, a fim de estimular o público a brincar com a temática. “Nossa proposta é estimular o ensino da matéria, principalmente, entre crianças e jovens, percebendo seus conceitos e suas aplicações no cotidiano de cada um de nós”, destacou Mano, que também tem formação como professor de Matemática.

Ainda segundo Mano, o público pode, a partir das atividades propostas, reconhecer padrões matemáticos, além dos triângulos, quadrados e hexágonos; configurar mosaicos multicoloridos, construindo formas para criar novas experiências; gerenciar eventos de probabilidades sobre diferentes conjuntos, combinações e possibilidades.

Para Lucas Dantas, aluno do 9º ano da Escola Firjan SESI Barra do Piraí, no sul do estado, a Matemática não é um problema na sua vida; pelo contrário. “A Escola SESI da qual faço parte desde a educação básica, em 2010 desenvolveu minhas habilidades para Ciências Exatas e, por isso, pretendo seguir a carreira de TI, para trabalhar com cálculos e programação. Hoje, faz parte do meu dia a dia e me ajuda a construir reflexões lógicas a respeito da economia e dos preços dos produtos estipulados pelo mercado. Brinco com regra de três para resolver questões simples que vivencio, como também gosto de jogos que estimulam meu raciocínio. Por isso, estou aqui neste tabuleiro gigante da Arena Firjan SESI de Matemática para colocar em prática tudo aquilo que já aprendi”, comentou.