Firjan SENAI SESI marca presença em painéis de Educação no segundo dia do Rio2C - Escola Firjan SESI

Blog

Representantes da instituição participaram de discussões sobre o uso das tecnologias para o ensino das novas gerações

Estamos preparando nossos alunos para o futuro do trabalho? Com essa pergunta, foi aberto o painel “Educação 5.0: Habilidades Humanas para Era Digital”, realizado no palco Future U na manhã desta quarta-feira, 12/04, no Rio2C. O encontro contou com a participação de Amaro Linhares, aluna da Firjan SENAI SESI e reuniu pensadores sobre o debate em torno da interseção entre tecnologia e educação.

Amaro pôde compartilhar com as educadoras Maura Marzocchi e Debora Garofalo e com o professor e educador Doug Alvoroçado as experiências vivenciadas nas salas de aula e nos projetos da Firjan SENAI SESI. Atualmente, Amaro cursa o terceiro ano do Ensino Médio e o curso técnico de Desenvolvimento de Jogos Digitais na unidade Maracanã, além de participar da equipe de projetos de produção científica.

“Na unidade Firjan SENAI SESI Maracanã, temos um ensino diferenciado. Trabalhamos com Indústria criativa, temos acesso aos laboratórios FabLabs, às oficinas makers, às equipes de robótica. Nossos educadores têm estado bastante empenhados no preparo para esse mundo novo, totalmente conectado às tecnologias. É desse tipo de escola que precisamos”, ressaltou Amaro.

Durante as discussões, foi debatida a importância do letramento tecnológico, ou seja, o ensino a uma navegação segura, educativa e didática. Amaro citou a robótica como forma de transformar a realidade da Educação contemporânea. “Esse é um dos exemplos do acesso que temos à tecnologia, que vem para tornar a escola mais inclusiva. Além da programação de robôs, fazemos trabalhos em equipe, refletimos e executamos ideias. E tudo isso chega até nós com o auxílio da tecnologia.”

Liana Bueno, gerente de Educação Básica da Firjan SESI, falou sobre "Como educar, engajar e produzir para as novas gerações?”

Amaro Linhares, aluna da Firjan SENAI SESI participou de debate sobre tecnologia e educação

O painel “Educação 5.0: Habilidades Humanas para Era Digital” também teve participação das educadoras Maura Marzocchi e Debora Garofalo

Experiências que são rotina nas Escolas Firjan SESI

A cultura maker, tão presente no universo da robótica e da metodologia STEAM (sigla, em inglês, para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), aplicada nas Escolas Firjan SESI, também esteve na pauta, com a adaptação dos currículos para as experiências em diferentes espaços de aprendizagem, o que potencializa a elaboração de projetos criativos e colaborativos para a resolução de problemas cotidianos da sociedade.

Na seção “Letramentos de Futuros: como educar, engajar e produzir para as novas gerações?”, realizada no palco Future U da Rio2C, a gerente de Educação Básica da Firjan SESI, Liana Bueno de Oliveira, iniciou sua fala apresentando os princípios norteadores da metodologia utilizada nas 17 Escolas Firjan SESI no estado: a educação crítica e integral, científica e tecnológica, que está relacionada à cultura e que provoca o sociointeracionismo e incentiva o protagonismo do estudante.

“Para isso, usamos a metodologia STEAM. A educação dos alunos é centrada na ‘mão na massa’. O aluno constrói, coletivamente com seus colegas. A tecnologia está super presente também, com plataformas digitais que auxiliam o aprendizado. O jovem está imerso, hoje, em telas. Então, não tem como não trazer esta realidade para dentro da escola”, explicou Liana, que dividiu o palco com o coordenador de empreendedorismo da Escola ORT Rodrigo Carvalho, com a jornalista e pedagoga Carolina Sanches e o especialista em pesquisa de mercado do Grupo Globo Carlos Eduardo Azevedo.

Fotos: Renata Mello