Festival SESI de Robótica é encerrado com premiações para equipes do Rio de Janeiro - Escola Firjan SESI

Equipes das Escolas Firjan SESI voltam para casa com troféus em duas categorias

Milhares de pessoas acompanharam as cerimônias de premiação do 5º Festival SESI de Robótica diretamente da Arena Mané Garrincha, em Brasília. Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o maior torneio de robótica do país foi realizado entre os dias 15 e 18 de março e contou com a participação de 100 equipes, com cerca de 2 mil competidores de escolas públicas e privadas de 20 estados brasileiros. Do Rio de Janeiro, marcaram presença 12 Escolas Firjan SESI.

Neste sábado, 18/03, foram anunciados os vencedores das categorias FIRST LEGO League Challenge (FLL), FIRST TECH Challenge (FTC), FIRST Robotics Competition (FRC) e F1 in Schools, que proporcionaram muita interação e cooperação entre os robotiquers.

Na FIRST Robotics Competition (FRC), equipe de Resende leva prêmio

O time a receber o primeiro troféu para as Escolas Firjan SESI foi a Nine Tails, de Resende, que levou para casa o prêmio Rookie All-Star Award.

A coordenadora de educação básica da Escola Firjan SESI Resende, Ana Paula Lemos Oliveira, explica que esse troféu busca celebrar a equipe novata que mais compreendeu os valores e a missão de um time de FRC e tem grande potencial de gerar impacto positivo na sociedade por meio da ciência e da tecnologia.

“Ele se dedica aos grupos que conseguem realizar um excelente trabalho com ações sociais, que é o grande por que dos torneios existirem. Precisamos transformar a vida das pessoas, levar a robótica às crianças. Nós fizemos um trabalho forte nas escolas públicas de Resende, o que acredito ter sido nosso diferencial”.

Na FIRST TECH Challenge (FTC), Jacarepaguá é campeã na competição de robôs

Duas partidas marcaram a final da FTC, das quais participaram a equipe Alpha Byte, da Escola Firjan SESI Jacarepaguá. Em aliança com outras duas equipes – a Agro Tech, de Concórdia (SC) e a Cavalo Vendado, de Erechim (RS), a Alpha Byte se consagrou como membro da Aliança Vencedora na competição de robôs da categoria.

Presente em todos os dias do evento, a analista de educação da Firjan SESI Simone Caires destaca a importância dos prêmios conquistados e a oportunidade dada a muitos estudantes para participarem de um evento desta magnitude. “Temos alunos que nunca haviam andado de avião ou viajado para outro estado. Podemos perceber a felicidade nos olhos deles. Por isso, falamos que a robótica é muito mais que robôs. A gente quer possibilitar a esses estudantes conhecer novos horizontes, saberes e culturas. O Brasil todo esteve no Festival”, destaca.

Equipes Agro Tech, de Concórdia (SC), Cavalo Vendado, de Erechim (RS), e a Alpha Byte venceram categoria da FTC. |
Foto: CNI | Divulgação

Alpha Byte, da Escola Firjan SESI Jacarepaguá, ganha prêmio.|

O 5º Festival de Robótica aconteceu no Arena Mané Garrincha, em Brasília.|
Foto: CNI

FTC

Prêmios principais
Prêmio Aliança Vencedora: Alpha Byte (Escola Firjan SESI SENAI Jacarepaguá) + Agro Tech (Escola SESI Concórdia) + Cavalo Vendado (Colégio Marista – Erechim)

FRC

Prêmios principais
Rookie All-Star Award: Nine Tails (Escola Firjan SESI SENAI Resende). Confira todos os premiados no 5º Festival SESI de Robótica.