Estudantes da Firjan SESI participam de Festival de Dança - Escola Firjan SESI

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda

A Escola Firjan SESI Volta Redonda participou, no dia 09 de julho, do Festival de Dança da cidade. O evento é promovido pela Prefeitura Municipal de Volta Redonda, por meio da SMEL - Secretaria Municipal de Esporte e Lazer.

Os estudantes participaram com duas apresentações. A primeira coreografia, formada por alunos do Ensino Fundamental I, divertiu a plateia com um pique-pega no palco. Embaladas pela música "Eu quero ver você me pegar", do Mundo Bita, as crianças dançaram e brincaram, esbanjando alegria e simpatia, e valorizando o estilo livre de dançar.

A segunda apresentação, estilo ciranda, contou com a participação de alunas do Ensino Fundamental II que embaladas pela música Ciranda da Rosa Vermelha, na voz de Alceu Valença e Elba Ramalho, realizaram movimentos individuais e coletivos, em toda extensão do palco, explorando o corpo de forma global, valorizando o equilíbrio, o ritmo, a coordenação motora e o trabalho em equipe.

As coreografias foram formadas por elementos técnicos e estéticos e contribuições das crianças, tendo como profissional responsável a Professora de Educação Física, Suélen Alves, com apoio do Monitor Regente de Bandas e Fanfarras Elton Viana e incentivo da Coordenadora Operacional de Educação Básica Juliana Baratieri Valente e da Pedagoga Celiza de Carvalho.

A prática da dança no ambiente escolar envolve diversos fatores que contribuem para o desenvolvimento global do aluno, pois favorece o aprimoramento da consciência corporal, a percepção de espaço e tempo, a realização de movimentos simples e complexos a partir de diferentes ritmos, a evolução coreográfica e a expressão das emoções em sintonia com a música.

Para a professora Suélen, a formação do grupo de dança em nossa escola vem fortalecer o protagonismo infantil. e, também, valorizar o processo criativo que é tão importante na nossa metodologia. "Quando uma criança e/ou adolescente tem a oportunidade de mostrar a sua arte, percebe em si o fortalecimento da autoestima e da autoconfiança, a compreensão do seu valor como ser capaz de soltar a voz e de se posicionar no mundo como um indivíduo social crítico e ativo, além de amadurecer o domínio das emoções e o reconhecimento da necessidade de cuidar da saúde”.

O resultado desse trabalho pode ser percebido no olhar dos alunos envolvidos e em seus discursos, como nos apresentados abaixo: “Tivemos a prática intensiva de movimentos coreografados, o aprimoramento técnico dos dançarinos e a criação do trabalho em equipe, pois em todos os momentos tivemos a oportunidade de doar nossa opinião ou ideia. Assim, foi uma experiência incrível e gratificante", contou Camila Pereira Nunes - 9º ano.

“ Foi um momento de liberdade e paz. Só tenho gratidão por ter vivido esse momento com minhas amigas e tia Suélen, e tio Elton, que foram sempre muito carinhosos e amigo com todas nós”, comemorou Victória Cordeiro Vellasco da Silva - 6º ano