A atividade faz parte do projeto Math en Jeans
Em fevereiro, os alunos do Projeto Math en Jeans da escola Firjan SESI Barra Mansa fizeram uma visita à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como parte das atividades do referido projeto. O encontro foi coordenado pelo professor Graham Smith, o Doutor Rolci Cipolatti e do Doutorando Leonardo Damasceno que apresentaram a universidade, o curso de Matemática e suas possibilidades, além de responder a dúvidas dos alunos.
Foi uma grande oportunidade para os alunos de Barra Mansa e da escola gêmea no projeto – Firjan SESI Jacarepaguá – mostrarem os resultados alcançados até aquele momento. A pesquisa trata da matemática presente em jogos e o grupo foi desafiado a entender a lógica do chamado Jogo dos Palitos, também pensarem sobre variantes dele, proposto pelo próprio Prof. Graham no início das atividades do Math en Jeans.
O grupo Math en Jeans Barra Mansa também mostrou suas ações e planejamento até então para os pesquisadores. Sendo eles:
Para fechar o encontro, palavras de entusiasmo foram proferidas pelo professor pesquisador Graham por conta de tudo que foi apresentado: “Vocês superaram todas as expectativas, e foram muito, mas muito além do que eu esperava. Foi um prazer conhecer vocês!”
Com tantos avanços, percebe-se um resultado na vida dos jovens da equipe Math en Jeans do SESI Barra Mansa. Em depoimento espontâneo o aluno Luiz Vitor Vieira de Mattos, do 3º Ano do Ensino Médio e membro da equipe, disse: “Literalmente fui dormir tarde para trabalhar no [app do] jogo [dos palitos aqui no Math en Jeans], mas valeu muito a pena. (...) Foi uma experiência incrível, pois tive muito contato com a área que eu quero seguir e deu para perceber que [trabalhar com programação] é o que quero.”
O professor que coordena a equipe, Joso de Souza Junior salienta: “O mérito é total destes jovens que se mostraram dispostos a encarar uma pesquisa científica nos moldes do que ocorre dentro da universidade. A contextualização é parte importante para o ensino das ciências. Assim os jovens agregam valor ao que se aprende da escola. O projeto ganhou uma proporção muito grande e certamente gerará frutos por conta dos resultados já obtidos e aqueles que estão por vir.”