Estudantes da Firjan SESI garantem 55 medalhas na Olimpíada Brasileira de Geografia - Escola Firjan SESI

Com uma boa pontuação, eles ainda podem conseguir uma classificação para as fases internacionais

A competição que busca valorizar a Ciência Geográfica na escola é uma das mais importantes e tem sido realizada desde 2015. Ela é feita através de uma fase regional, que é composta de etapas online à nível regional e a fase nacional no formato presencial. Os mais bem colocados na etapa nacional se classificam para a competição internacional. Em 2023, a OBG deu prioridade as discussões sobre as diversas áreas da Geografia, Cartografia e Geotecnologias no contexto do 9º (nono) ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Dentre as 310 equipes do Estado do Rio de Janeiro que participaram da edição deste ano, a Escolas Firjan SESI se destacaram e realizaram a conquista de medalhas para 55 equipes. As medalhas conquistadas ficaram assim distribuídas pelas Escolas Firjan SESI:

Medalhas de Ouro – total: 21 -7 para São Gonçalo, -7 para Jacarepaguá -5 para Petrópolis - 2 para Barra Mansa

Medalhas de Prata – total: 22 - 7 para São Gonçalo, - 7 para Barra Mansa, - 5 para Jacarepaguá - 1 para Benfica - 1 para Maracanã

Medalhas de Bronze – 12 - 6 para Barra Mansa, - 3 para Benfica - 2 para Maracanã - 1 de Jacarepaguá

Além disso, a Escola de São Gonçalo conquistou uma das duas vagas destinada ao Estado do Rio de Janeiro para participar da Etapa Nacional, em novembro na cidade de Campinas/SP, por ter atingido a pontuação máxima. A outra vaga ficou com uma escola pública. É importante dizer que dentre as escolas privadas, a Escola Firjan SESI será a única participante da etapa final da Olimpíada Brasileira de Geografia.