Estudantes da Escola Firjan SESI apresentam trabalho no Seminário Internacional de Economia da UFF - Escola Firjan SESI

Diversos temas do âmbito social foram debatidos

“O direito à licença maternidade e a desigualdade de gênero: Qual a importância desses temas na educação básica?” foi o título do trabalho apresentado pelas estudantes Estella Rodrigues, Raquel Kloppenburg, Juliane Ramos e pela professora Thaiana Rodrigues. O Seminário Internacional de Economia Feminista e Políticas da UFF que teve como organizadores o Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE/UFF) e o Núcleo de Pesquisa em Gênero em Economia (NPGE).

O trabalho foi resultado de um projeto interdisciplinar desenvolvido a partir do tema Gênero e Sexualidade, previsto como conteúdo curricular de Sociologia do Ensino Médio para construir a habilidade: “desnaturalizar os papéis sociais relacionados ao homem e à mulher”, pela Escola Firjan SESI. Essa ação foi desenvolvida com as áreas de Linguagem, Ciências Naturais e com as disciplinas de Matemática, Geografia e Filosofia em parceria com o Núcleo de Relações de Gênero e Desigualdade Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

O objetivo do projeto foi desenvolver ações interdisciplinares para garantir conhecimentos básicos sobre as desigualdades de gênero nos estudantes do terceiro ano do Ensino Médio. Nessa ação, as reflexões acerca da cidadania e dos direitos sociais foram aprofundadas através de diferentes atividades interdisciplinares desenvolvidas pelas coautoras, que fizeram redações, participaram de roda conversa e dinâmica para aprofundar a compreensão do tema. As autoras aprofundaram seus estudos sobre a Lei Nº 8.861 da Licença-Maternidade, que foi percebida como desafiadora pela linguagem que a Lei é formulada.

O estudo impactou nas coautoras no conhecimento da complexidade de como as Leis e a Constituição Federal de 1988 foram formuladas, assim como, na compreensão da pouca divulgação sobre os direitos individuais que não são amplamente divulgados na sociedade, o que dificulta a transformação da realidade social. Tendo análise histórica e socioeconômica da Lei de Licença maternidade no Brasil contribuindo na compreensão das coautoras dos seus direitos sociais.