Escola Firjan SESI realiza etapa regional do Torneio de Robótica FIRST LEGO League - Escola Firjan SESI

Blog

Para estudantes entre 9 e 16 anos, a competição acontecerá nos dias 7 e 8 de dezembro em Caxias


A nova temporada 2022/2023 do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (FLL) traz esse ano o tema Super Powered. Ele propõe o desafio para jovens repensarem o consumo e a produção de energia no mundo, através da criação de robôs feitos com peças de Lego e na elaboração de projetos científicos. Realizada pela Escola Firjan SESI, a etapa regional vai ocorrer nos dias 7 e 8 de dezembro em Caxias, para estudantes de 9 a 16 anos.

O Torneio conta com 38 equipes inscritas, que agrupa alunos de escolas públicas, privadas e equipes de garagem, que são times formados por amigos sem vínculo escolar. Cada grupo é composto por quatro a dez integrantes, liderados por dois técnicos adultos. “A robótica na Firjan SESI não vem com o intuito de fazer com que o aluno apenas monte e programe o robô. Ela possui o objetivo de estabelecer novas possibilidades para o pensamento científico e do uso da tecnologia, a tomada de decisão, além de motivar os alunos aos desafios dos problemas reais do mundo”, explica Simone Caires, analista de Educação Básica da Firjan SESI.

O Torneio abrange a participação de aproximadamente 600 pessoas, entre alunos, técnicos e juízes que avaliam cada equipe por meio de quatro categorias: Desafio do Robô, Design do Robô, Projeto de Inovação e Core Values. O Desafio do Robô é o momento em que os estudantes colocam seus robôs em funcionamento em uma arena de competição para realizar mais de 15 missões. Eles precisam pensar de forma estratégica para fazer a maior pontuação dentro de dois minutos e meio. Nessa categoria, cada equipe tem o direito de três rounds oficiais e o melhor placar é o que conta.

O Design do Robô é a categoria que observa a mecânica do robô, a engenharia e a programação utilizada para montá-lo. O Projeto de Inovação é a pesquisa científica que cada grupo precisa realizar para trazer soluções para o desafio da temporada. A última categoria é a Core Values, que apresenta a proposta de entender como as equipes conseguiram trabalhar as competências socioemocionais, ou seja, a força do trabalho em equipe e a resiliência.

A partir da avaliação dos juízes nas quatro categorias, as 38 equipes vão se tornar elegíveis ou não a alguma premiação. Há premiações oficiais de primeiro, segundo e terceiro lugar de cada categoria e também, os grupos podem participar da classificação para a etapa nacional. Com poucas vagas, apenas os três primeiros vencedores se classificam para o Torneio nacional, que ocorre entre os dias 16 e 18 de março em Brasília no ano que vem.