Escola Firjan SESI Maracanã garante vaga na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica - Escola Firjan SESI

A próxima fase da competição será realizada nos dias 17 e 18 de outubro, em São Paulo

Estratégias eficazes e trabalho em equipe foram fundamentais para os alunos do time “Marcianos”, da Escola Firjan SESI Maracanã, na Zona Norte da capital, conquistarem uma vaga na etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), que acontecerá em 17 e 18/10, em São Bernardo do Campo (SP). Na etapa regional, a equipe levou o segundo lugar, disputado com escolas de todo o estado do Rio, e segue avançando com o único objetivo de alcançar a etapa internacional da OBR.

Técnico da equipe “Marcianos”, João Luiz Glioche, docente da Firjan SESI, conta que os alunos têm aulas de Robótica aos sábados, com aprendizado de forma lúdica de matérias como Raciocínio Lógico, Programação e Montagem. “Para participar da OBR, a equipe começou os treinos em maio deste ano. O desafio proposto foi a criação de um robô para circular em uma pista com alguns obstáculos e ultrapassá-los até alcançar uma área para o resgate de vítimas”, revela.

O time é composto por quatro alunos da 1ª série do Ensino Médio: Gabriel Marinho, Gabriel Washington, Maria Clara e Lorena. O robô desenvolvido contém duas esteiras, dois sensores de reflexão, um motor para a garra e um sensor de proximidade.

Gabriel Marinho, de 15 anos, afirma que, para superar todos os desafios das arenas da OBR, a equipe passou por um processo de pesquisa para conhecimento prévio da competição. “Tivemos ainda muitas semanas de treino, com dificuldades superadas e ajustes feitos no robô. Assim, fomos qualificados para a etapa estadual e seguimos para enfrentar nosso maior desafio, que é a etapa nacional”.

A OBR é uma iniciativa para a popularização e difusão da ciência e tecnologia junto aos jovens. É um torneio de conhecimento e oportunidades para estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio, que visa a difusão da robótica e o desenvolvimento humano na sociedade brasileira. A iniciativa é de pesquisadores na área de robótica de instituições como ITA, UFRN, Unesp, FEI e FURG.