Equipes de robótica da Firjan SESI conquistam principais prêmios na Fira 2023 na Alemanha - Escola Firjan SESI

Os estudantes competiram com mais de 20 equipes do mundo todo

Os alunos de cinco Escolas Firjan SESI deram show na Copa do Mundo de Robótica Fira 2023 na Alemanha. A Space Bots, da Firjan SESI Volta Redonda, foi campeã mundial na categoria DRC Explorer Sub-19 e a Tigers, de Benfica, foi vice na mesma categoria. E na categoria Missão Impossível Sub-19, a Medal Hunters Fire, de Barra Mansa, garantiu o 3o lugar geral do mundo.

“O torneio foi uma experiência bem profunda para os alunos em contato com estudantes de pelo menos oito países. Na categoria DRC Explorer, em que fomos campeões e vice, a pista simula um edifício que sofreu um terremoto e o robô tem de levar pacotes para as vítimas que estão presas nos escombros. Mas a pista em que os alunos competiram no Mundial é bem diferente da que disputaram no Brasil. Eles precisaram adaptar o robô aqui para vencer o desafio”, comemora Vinícius Mano, coordenador de Educação Básica da Firjan SESI, que acompanhou os 30 alunos no torneio.

Além disso, as equipes conquistaram medalhas em subcategorias. Na Missão Impossível United Sub-19, a equipe Laranja High Tech, da Escola Firjan SESI Laranjeiras, levou o 1º lugar e o segundo ficou com a Medal Hunters Fire, de Barra Mansa. Na subcategoria Missão Impossível Hardware Challenge Sub-19, a Equipe Medal Hunters Fire garantiu a prata e a Smart Lego, de Resende, o bronze.

Na subcategoria Cliff Hanger (Sumô), Mission Sub-19, a equipe Tigers, de Benfica, garantiu a prata. Nesta categoria, os robôs devem encontrar formas autônomas de tirar o adversário de uma plataforma circular.

Para Samara Barbosa, estudante da Escola Firjan SESI Volta Redonda, os momentos vividos na viagem foram marcantes: “Foi uma das experiências mais surpreendentes que já vivi. Não quero ir embora", contou a campeã.

O regulamento da Fira não permite que os técnicos das equipes participem com os alunos na hora da competição. Eles podem treinar as equipes antes, mas na hora são os alunos sozinhos. Mano explica que na categoria Missão Impossível, há competições individuais e as com alianças. Nesse caso, eles se juntam a competidores de outros países para construir juntos os robôs e as estratégias. É preciso usar a imaginação e a criatividade para resolver problemas, reprogramando os robôs em tempo real.

A Fira foi realizada de 17 a 21 de julho, em Lindenhalle Wolfenbüttel, com alunos de 10 a 17 anos, mas a viagem teve ainda um viés pedagógico para os 30 alunos da Firjan SESI em Berlim. “Foi uma experiência incrível para o grupo. Começamos a missão fazendo um tour histórico-cultural: visitamos o Memorial do Holocausto e o Muro de Berlim, entre outros lugares importantes da cidade. O lado histórico foi bem importante”, ressaltou Mano.

Premiações FIRA WORLD CUP 2023:
Prêmios Oficiais:

Categoria DRC Explorer, resultado final geral:

• 1º Lugar: Equipe Space Bots, Escola Firjan SESI Volta Redonda (Campeão do Mundo)
  • 2° Lugar: Equipe Benfica Tigers, Escola Firjan SESI Benfica (Vice-campeão do Mundo)

Categoria MISSION IMPOSSIBLE U-19, resultado final geral:

• 3º Lugar: Equipe Medal Hunters Fire, Escola Firjan SESI Barra Mansa (3º melhor do mundo)

Prêmios em Subcategorias:

Categoria MISSION IMPOSSIBLE, Hardware Challenge U-19:

• 2º Lugar: Equipe Medal Hunters Fire, Escola Firjan SESI Barra Mansa
  • 3º Lugar: Equipe Smart Lego, Escola Firjan SESI Resende

Categoria MISSION IMPOSSIBLE, United U-19: