Equipes de cinco Escolas Firjan SESI vão à Copa do Mundo de Robótica na Alemanha em julho - Escola Firjan SESI

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Serão trinta estudantes competindo com jovens de diversos países

Trinta alunos, de 10 a 17 anos, da Escola Firjan SESI vão competir no torneio de robótica da Fira (Federation International Sports Association), na Alemanha, de 17 a 21 de julho. A expectativa é grande entre as seis equipes de cinco unidades da rede que se classificaram durante duas etapas nacionais, em São Paulo e no Maranhão, em novembro de 2022. A competição é dividida em quatro categorias e está focada em construção e programação dos robôs feitos de lego.

Helena Neves e Otavio Quinane, ambos de 14 anos, alunos do 9º do Ensino Fundamental II da Escola Firjan SESI Volta Redonda, vão disputar a categoria Sumô. Desde o início de 2022, eles participam da equipe Space Bots. “Minha especialidade é programação, que comecei a aprender na escola. A gente está muito animado. É uma oportunidade de sair do país fazendo o que gosto”, contou Helena. Otávio também está ansioso: “Estou feliz também pelo tour que vamos fazer por Berlim. Estudamos bastante sobre as Guerras Mundiais e a Alemanha. Na Bots, aprendo programação e a trabalhar em equipe, o que vai ser útil na minha vida profissional”.

A Copa do Mundo de Robótica (Fira Robo World Cup) terá competidores de oito países em Lindenhalle Wolfenbüttel. São quatro categorias, com competições independentes em cada uma:

Cabo de Guerra: de forma autônoma, os robôs devem encontrar uma maneira de deslocar oponente para fora da plataforma, usando uma corda.
Cliff Hanger (Sumô): de forma autônoma, os robôs devem encontrar formas de tirar o oponente da plataforma circular, como em um sumô.
DRC Explorer: a arena do DRC Explorer é uma simulação de um edifício em ruínas. O robô explorador da DRC deve encontrar as vítimas neste edifício e transmitir pacotes de resgate para elas. Missão Impossível: os alunos precisam usar sua imaginação e criatividade para resolver problemas usando itens disponíveis, como picolés, elásticos, tesouras e martelos, incorporando-os aos seus robôs e reprogramando-os em tempo real, conforme os problemas.

Além da competição, a viagem à Alemanha terá ainda um viés pedagógico com o tour por Berlim. “Visitaremos museus, centros culturais e locais históricos. Os alunos vão vivenciar que Alemanha é essa de hoje, comparando com o país do passado”, explica Vinícius Mano, coordenador de Educação Básica da Firjan SESI. A ação dialoga com um projeto já existente na rede de escolas, chamado "Conhecendo o Meu Lugar", que leva alunos para conhecerem locais históricos e centros de memória de suas regiões, relacionados aos conteúdos trabalhados nas disciplinas, sempre com a condução de especialistas das áreas de ciências humanas e de cultura. Neste caso, a ação foi carinhosamente apelidada de "Conhecendo um Outro Lugar" e contará com um professor de História, que já lecionou no SESI e está na Alemanha, e vai conduzir os momentos em campo. Além dos alunos, irão o coordenador de conteúdos e a gerente da Educação Básica, os professores técnicos das equipes, o gerente e o diretor de cada escola.

Veja abaixo as Escolas Firjan SESI participantes, com suas equipes e categorias de competição:

  • Escola SESI Benfica - Equipe Benfica Tigers - DRC Explorer, Missão Impossível, Cabo de Guerra e Cliff Hanger (Sumô)
  • Escola SESI Laranjeiras - Equipe Hi Tech - Missão Impossível, Cabo de Guerra e Cliff Hanger (Sumô)
  • Escola SESI Barra Mansa - Equipe Medal Hunters e Equipe Medal Hunters High - Missão Impossível, Cliff Hanger (Sumô), DRC Explorer e Cabo de Guerra
  • Escola SESI Resende - Equipe Smart Lego - Missão Impossível, Cliff Hanger (Sumô), Cabo de Guera e DRC Explorer
  • Escola SESI Volta Redonda - Equipe Space Bots - Cliff Hanger (Sumô), Cabo de Guerra e Missão Impossível

Desenvolvimento de competências

Nas Escolas Firjan SESI, a Robótica Educacional é desenvolvida em todas as turmas, de todas as séries de ensino. E os objetivos dessa componente curricular vão muito além das competições e da disputa pelas medalhas. A Robótica Educacional propõe que os estudantes resolvam problemas complexos, relevantes para a sociedade, usando ferramentas digitais, como os robôs, material lego, programação, mas também analógicas, com os mais diversos materiais, mobilizando os conteúdos aprendidos nas diferentes disciplinas e colocando-os a serviço da criatividade e da solução dos problemas. Dessa forma, da Robótica Educacional se torna uma grande aliada do processo escolar, contribuindo para que os alunos desenvolvam competências técnicas, acadêmicas e socioemocionais.

“Participar de um torneio desse faz com que os alunos desenvolvam várias competências, além do conteúdo escolar, como resiliência, robótica, experiência de uma viagem internacional. Muitos nunca saíram do país e estudam no nosso Ensino Médio gratuito”, salienta Mano.

Sthefany Souza, 16, e Pedro Henrique Santos, 17, do 2º ano do Ensino Médio da Escola Firjan SESI SENAI Laranjeiras, vão competir pela Equipe Laranja Hi Tech: “Trabalho na programação do sumô. Fui aprendendo durante a preparação para as competições. Estou muito ansiosa, nunca viajei para fora. Não teria essa chance se não fosse pela escola. Acredito que vamos ganhar”, conta Helena.

Pedro Henrique já se interessava por robótica: “Já tinha feito pesquisas e experimentos em casa. Nessa competição, vou cuidar da montagem do sumô. Estamos montando e remontando o robô para evitar falhas”.