Equipes da Escola Firjan SESI classificadas para etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica - Escola Firjan SESI

Alunos se destacaram nas provas de uso do robô e tiveram uma experiência pratica enriquecedora

Equipes de alunos das Escolas Firjan SESI vêm sendo premiadas nas etapas regionais que selecionam os finalistas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Com provas práticas de uso de robô em simulação de resgate de vítimas de um desastre ou teóricas, buscando soluções para problemas em robótica, as seletivas dão aos alunos a oportunidade de vivenciar desafios ao lado de competidores de outros colégios, enriquecendo suas próprias experiências. É o que destaca Vinícius Mano, coordenador de Conteúdo de Educação Básica na Firjan.

“Temos um programa amplo de robótica que envolve todos os segmentos de ensino nas escolas da rede Firjan SESI. Há torneios dando ênfase à programação, outros à montagem de robôs, outros que envolvem projetos de pesquisa e de escrita de artigos. Nessas provas, os alunos têm uma experiência científica e tecnológica enriquecedora, já que vão encontrar estudantes com diferentes tipos de preparação e enfoque, e solucionarão problemas diversos”, acrescenta Mano.

Para alguns alunos, a robótica rompe barreiras em outras disciplinas, como explica Arthur Soares, de 16 anos, que cursa o 2º ano do Ensino Médio na Escola Firjan SESI Laranjeiras, na capital. Integrante da equipe Laranjitos, primeira colocada no torneio do dia 12 de agosto, diz que seu envolvimento com a robótica lhe trouxe uma desenvoltura que foi aproveitada em outras atividades acadêmicas. “Desde que entrei na equipe, há um ano, desenvolvi outras habilidades, principalmente a expressão oral, além de ter me tornado alguém mais organizado e ter aprendido a trabalhar em grupo. Essas são habilidades que levo para qualquer área profissional”, diz Arthur, que mora em Inhaúma e já pensa em estudar programação.

Além da Laranjitos, a equipe da Escola Firjan SESI Maracanã obteve a terceira colocação e a da unidade Tijuca tirou o quarto lugar na mesma competição. Na semana anterior, a Escola Firjan SESI Benfica conseguiu o terceiro lugar e mais duas equipes unidade Maracanã tiraram a quarta e a segunda colocações. Neste último fim de semana, a Escola Firjan SESI Macaé classificou duas equipes para a etapa estadual, na seletiva realizada em Cabo Frio. A etapa estadual acontece no dia 02 de setembro, na capital fluminense, e a etapa nacional da OBR será de 2 a 5 de outubro, em Salvador, na Bahia.