Equipe Firjan SENAI SESI Nova Friburgo e aluna de Jacarepaguá são premiados no Festival SESI de Educação - Escola Firjan SESI

Sete equipes Firjan SENAI SESI participaram do maior festival de robótica do país

Mais de 27 mil pessoas acompanharam as atividades do Festival SESI de Educação, realizado no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), o maior torneio de robótica do país foi realizado entre 28/03 e 02/03 e contou com a participação de cerca de dois mil competidores de escolas públicas e privadas brasileiras de 24 estados e Distrito Federal.

Diretamente de Nova Friburgo, a equipe Tucanus recebeu o Imagery Award in Honor of Jack Kamen na categoria FIRST Robotics Competition (FRC), que corresponde ao prêmio do melhor design apresentado entre as 60 equipes participantes da modalidade, que é uma competição entre robôs industriais que podem chegar a pesar 56kg e ter 1,2m de altura.

A equipe recebeu o prêmio por conta da confecção de uma guitarra que funciona como controle remoto para as funcionalidades de seu robô. O instrutor de educação profissional Romulo de Jesus Costa, técnico da Tucanus, explicou que a inspiração para a guitarra veio da própria temática da FIRST deste ano: “Crescendo”, que associa a arte e a robótica.

“O objeto de jogo, que é o game piece, eram notas. Um dos nossos pilotos é música. Então, a gente alinhou a leitura de uma partitura para quem toca violão ou guitarra e o mapeamento das teclas, fazendo com que elas controlassem o robô”, detalhou o técnico.

Flora Maria dos Santos Silva, representante da Alpha Technology de Jacarepaguá, foi premiada na categoria FIRST Deans’s List Finalist Award.

As Escolas Firjan SESI foram representadas por 74 alunos e alunas de cinco unidades da capital e munícipios do estado do Rio.

Aluna de Jacarepaguá é destaque também na FRC

Ainda na cerimônia de premiação da FIRST Robotics Competition, a aluna Flora Maria dos Santos Silva, da equipe Alpha Technology, da Firjan SENAI SESI Jacarepaguá, foi premiada na categoria FIRST Deans’s List Finalist Award. Flora poderá representar a Alpha Technology na etapa mundial da FIRST, que acontecerá, em abril, na cidade de Houston, nos Estados Unidos.

“O Deans’s List é um prêmio que destaca o espírito de liderança e de influência de um representante dentro da equipe de robótica e também para com outros competidores. Estou muito feliz!”, disse Flora.

Cinco unidades Firjan SENAI SESI participaram da competição, com 74 alunos e alunas. Além da Tucanus e da Alpha Technology, a Nine Tails, da Firjan SENAI SESI Resende também participou da modalidade FRC. Já na FIRST LEGO League Challenge (FLL), que reuniu 100 equipes competidoras, participou a Fênix Robots, da Escola Firjan SESI São Gonçalo. Já na FIRST Tech Challenge (FTC), competiram a Ragnarök, da Firjan SENAI SESI Macaé, a Tech Fênix, também de São Gonçalo, e Alpha Byte, de Jacarepaguá.

O diretor de Educação e Cultura da Firjan SENAI SESI, Vinicius Cardoso, fez questão de ressaltar a importância do investimento e a participação das equipes Firjan SENAI SESI em eventos de grande porte e exigência como o Festival SESI de Educação.

“Os alunos são estimulados a desenvolver as suas habilidades técnicas, em níveis comparados com os melhores do Brasil, e socioemocionais, para suportar pressões inerentes a competições. Além disso, os estudantes tiveram contato com outras escolas, formando redes de amizade e de colaboração profissional para o futuro”, finalizou Cardoso.