Em encontro com alunos, comitiva francesa se encanta com programa de incentivo aos estudos de matemática - Escola Firjan SESI

Grupo conversou com estudantes do projeto Math en Jeans, uma parceria com associação de mesmo nome, que utiliza metodologia usada na França há mais de 30 anos

Aproximar e melhorar a relação dos jovens estudantes com a matemática. Esse é o objetivo da associação francesa Math en Jeans, que, em parceria com a Firjan SESI, realiza, desde 2019, um projeto de mesmo nome. A intenção é ampliar o desenvolvimento dos alunos fluminenses, promovendo as mais diversas áreas da disciplina e incentivando a iniciação científica.

O sucesso do projeto levou à unidade Maracanã, nesta terça-feira (28), uma comitiva francesa formada pelo almirante Alain Coldefy, presidente da Sociedade de Membros da Legião de Honra (SMLH), e pela diplomata francesa Cécile Pozzo di Borgo, responsável pelas seções estrangeiras da SMLH. Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, também presidente da seção Brasil da SMLH, acompanhou o grupo, que visitou as instalações da escola e teve a oportunidade de conhecer as experiências dos alunos, bem como a importância do projeto para suas vidas.

“O que nós vimos aqui, mais uma vez, é como o ensino transforma as pessoas e as famílias. Essa parceria com o Math en Jeans vem para enriquecer a agenda de conhecimento da matemática na vida dos alunos”, disse Eduardo Eugenio.

Sete alunos e alunas do segundo ano do Ensino Médio da Escola Firjan SESI Maracanã participaram do encontro. Talita Gomes Toledo, de 16 anos, e Ana Carolina Fernandes de Oliveira, de 15, falaram sobre os projetos de facilitação do ensino da matemática.

“Estamos acostumadas com a didática da matemática em sala de aula, com a apresentação do conteúdo por meio de fórmulas. Neste projeto, por exemplo, temos que percorrer toda a trajetória até a chegada da fórmula final. É uma grande oportunidade para muitos de nós, que não teríamos acesso a esse tipo de conhecimento”, reforçou Ana Carolina, que, assim como Talita, é aluna do Ensino Médio gratuito.

O almirante Coldefy pôde conhecer ainda um pouco da realidade difícil dos estudantes, que moram longe da escola, como é o caso de Ana Carolina, que vive em Campo Grande, na Zona Oeste do Rio, e Talita, que sai de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, para estudar. Muitas vezes, elas levam até três horas para chegar ao Maracanã e participar dos programas propostos pela Firjan SESI Matemática. Coldefy se mostrou encantado e reafirmou a importância do ensino da matemática.

“Com projetos como esse, vocês terão um novo entendimento sobre o raciocínio em matemática, que vai ser mais elevado que a média. À medida em que forem progredindo, vocês começarão a desvendar um mundo virtual, que vai abrir as portas para uma outra realidade física. Isso vai levar vocês à novas descobertas científicas. Descobri esse mundo no ensino médio, quando tinha a idade de vocês”, contou.

Em sua apresentação, o coordenador de conteúdo de Educação Básica da Firjan SESI, Vinícius Mano, destacou a importância dos projetos em matemática promovidos nas 17 escolas espalhadas pelo estado do Rio. “Esta é uma disciplina importante para o desenvolvimento de carreiras na indústria. Preocupados com o índice do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) e no Anuário Brasileiro da Educação Básica, passamos a pensar em ações que pudessem potencializar as práticas matemáticas”, afirmou.

Math en Jeans

Ainda segundo o coordenador, a parceria com a Math en Jeans possibilita o contato dos estudantes com a iniciação científica. Semanalmente, os alunos se encontram com professores da própria Escola Firjan SESI e são orientados pelo professor e pesquisador do Instituto de Matemática (IM), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Nei Rocha. Ao final do semestre de pesquisa, os mais de 150 participantes, oriundos de 12 Escolas Firjan SESI e de outras quatro instituições de ensino, participarão de um congresso, onde apresentarão os trabalhos desenvolvidos.