Clube de linguagens: projeto Poetizar-se da Escola Firjan Três Rios - Escola Firjan SESI

Os estudantes participaram de debates, palestras e criaram poesias

Os alunos da Escola Firjan SESI Três Rios juntaram poesia e diversidade para falar sério e emocionar a quem assistiu. No último bimestre, o Clube de Linguagens deu um show de talento e sabedoria. Coordenados pela professora Rafani Calory, os alunos desenvolveram o projeto POETIZAR-SE, que juntou: músicas, rimas, debates, palestras e, claro, muita poesia. Tudo começou na sala de aula com uma dinâmica de rimas que foi tão boa... que originou o projeto.

Os estudantes foram divididos em equipes, cada qual, com sua responsabilidade. Uns organizaram o evento, outros debateram e, teve até quem cantou e encantou. Afinal, o Sesi Três Rios é repleto de talentos. Tudo foi apresentado para os demais Clubes, ou seja, todos tiveram oportunidade de participar e desfrutar dos lindos resultados obtidos.

Uma iniciativa voltada para o protagonismo dos alunos, o que gera reflexões e conhecimentos e muiitas memórias afetivas. Como diria Piaget: “o ideal da educação não é aprender ao máximo, maximizar os resultados, mas é antes de tudo aprender a aprender, é aprender a se desenvolver e aprender a continuar a se desenvolver depois da escola".

O que os alunos acharam?

“O trabalho nos proporcionou muito aprendizado e conscientização. Tivemos a oportunidade de entender e ouvir o posicionamento do próximo. Além de proporcionar diversão e conforto aos alunos. Foram abordados diversos assuntos que estão introduzidos no nosso dia a dia, todos estes girando em torno do tema abordado (diversidade). Com isso, refletimos sobre nossas ações e pensamentos com nossos colegas e professores.” (Camila – 1º ano)

“O clube em si é muito legal, é algo bem descontraído, é um momento de aprendizado constante de forma totalmente didática, as dinâmicas que a professora propõe pra nós são muito boas, além de desenvolver diversas novas habilidades. No dia 31 de março, nós do clube de linguagens, realizamos uma apresentação no auditório de nossa escola, com o intuito de falar um pouco sobre a diversidade em geral. Tivemos música, poemas, palestras e um momento para os alunos exporem suas opiniões sobre tal assunto. Na minha opinião, foi algo muito importante esse momento, para que todos nós pudéssemos nos conscientizar, aprender um pouco mais sobre o respeito e o amor ao próximo, e ter um momento de distração.” ( Júlia Emanuelly – 2º ano)