Cinco escolas Firjan SESI vão competir no Torneio SESI de Robótica no Rio - Escola Firjan SESI

A competição vai rolar de 02 a 05 de agosto, na Marina da Glória

Seis equipes de cinco escolas Firjan SESI vão participar do Torneio SESI de Robótica que vai reunir de 02 a 05 de agosto, estudantes de todo o país, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro. Do estado, vão competir 84 estudantes do Ensino Médio nas categorias FTC (FIRST Tech Challenge) e FRC (FIRST Robotics Competition). Faz parte do evento também a categoria F1. Todas são com robôs maiores, montados com peças diferentes dos Legos.

“As equipes da Firjan SESI são bem fortes. Este ano, a Escola Firjan SESI de Resende foi premiada no FIRST Championhsip, torneio internacional que aconteceu em maio em Houston, nos EUA. Mas este torneio na Marina da Glória será um festival, uma espécie de amistoso porque não faz parte das ligas FTC e FRC. É um evento fora de temporada, que celebra o encontro das equipes nacionais. Os estudantes têm oportunidade também de trocar experiências com outras equipes”, explicou Thiago Câmara, analista de Educação da Firjan SESI.

O torneio é organizado pelo Departamento Nacional do SESI e terá a presença de uma delegação internacional, a da Colômbia. O evento é aberto ao público, das 8h às 18h, e além das competições haverá stands com oficinas e apresentações de empresas, ideal para visitação de famílias e crianças.

Na categoria FRC, as equipes precisam fazer pares com alunos de outros grupos para cumprir o desafio proposto. “Assim há muita troca de expertises e os participantes conhecem um pouco das equipes adversárias”, afirmou Câmara.

Na FRC, o robô deve cumprir missões como mover objetos e se equilibrar em rampas. Para encarar esse desafio, eles funcionam em um regime semiautônomo, destacando que são de porte industrial com até 55 kg e 1,5 metro de altura. Na competição de FRC, os participantes precisam comprovar também ações de cunho social, como dar aulas básicas de robótica em escolas da rede municipal entre outros.

Na categoria, FTC, os estudantes são desafiados a projetarem, programarem e construírem robôs capazes de realizar tarefas. Os robôs são feitos com um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android e podem ser codificados usando uma variedade níveis de programação baseada em Java e Blocks.

Participam do Torneio SESI de Robótica, alunos das Escolas Frijan SESI de Nova Friburgo, Resende, Jacarepaguá, São Gonçalo e Macaé. Veja a lista por escolas, equipes e categorias.

Equipes na FRC (FIRST Robotics Competition):
  • Friburgo: Tucanus (12 alunos)
  • Resende: Nine Tails (15 alunos)
  • Jacarepaguá: Alpha Technology (18 alunos)

• Equipes na FTC (FIRST Tech Challenge):
  • Jacarepaguá: Alpha Byte (15 alunos)
  • São Gonçalo: Tech Fênix (14 alunos)
  • Macaé: Ragnarok (10 alunos)

Foto: Iano Andrade/SESI