Carregando bandeiras: reflexões sobre a luta das mulheres na aula de redação - Escola Firjan SESI

Essa foi a temática da aula especial de redação da Escola Firjan SESI Benfica

"Vai carregar bandeira". Essa foi a temática da aula especial de redação da Escola Firjan SESI Benfica - realizada no mês de março pela professora Suelen Coutinho. O objetivo foi dar voz aos estudantes para que expressassem seus posicionamentos a respeito desse assunto de extrema relevância social.

Para isso, foi utilizado o poema "Licença poética" de Adélia Prado - um convite à reflexão sobre as lutas e conquistas das mulheres ao longo dos anos e as bandeiras que elas tiveram que carregar para chegar até a contemporaneidade. O texto da poetisa sugere que as mulheres nasceram destinadas a carregar uma bandeira, uma carga pesada demais para a sua condição feminina ainda envergonhada. No entanto, as mulheres aceitaram essa carga e aprenderam a lidar com ela ao longo do tempo, utilizando subterfúgios para alcançar seus objetivos e mostrar que não são tão fracas quanto alguns pensam.

Ao discutir a temática do poema, os estudantes tiveram a oportunidade de refletir sobre as conquistas das mulheres no decorrer do tempo, tais como o direito ao estudo, ao trabalho, ao voto e à igualdade de gênero, e como elas foram alcançadas apesar das dificuldades enfrentadas no caminho. Através de exemplos concretos, os estudantes puderam compreender melhor o papel das mulheres na sociedade e como elas contribuíram para moldar o mundo em que vivemos hoje.

Além disso, a análise das possíveis temáticas que poderiam ser abordadas utilizando esse poema também foi um ponto importante da aula, pois os estudantes puderam aprender a ler nas entrelinhas e a extrair significados mais profundos do texto. Essa habilidade de interpretação fundamental para a formação de um leitor crítico e reflexivo.

Por fim, cada aluno escolheu uma mulher da sua família para homenagear através de uma carta. Assim, para o aluno Raphael Pereira Alves, do 1º ano: “Foi um momento muito especial, no qual pudemos demonstrar nossa gratidão e reconhecimento pelo papel importante que as mulheres têm em nossas vidas”. Ademais, segundo a aluna Ana Beatriz Andrade Ribeiro dos Santos, também do 1º ano “A aula foi muito enriquecedora e proporcionou um espaço de motivação para seguirmos carregando bandeiras e lutando por um mundo mais justo e igualitário.”