Caça ao tesouro medieval - baseado na obra Dom Quixote - Escola Firjan SESI

Blog

Alunos da Escola Firjan SESI Barra Mansa participam de caça ao tesouro baseada na obra de Miguel de Cervantes


A fim de estimular a leitura como uma prática prazerosa e divertida, os alunos do sétimo ano do ensino fundamental, da unidade FIRJAN SESI Barra Mansa, fizeram uma “Caça ao Tesouro Medieval” baseada na história narrada do livro paradidático   “As aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança”, de Miguel de Cervantes. 

A “Caça ao Tesouro Medieval” foi elaborada pelos professores, Nathalia Costa (Língua Portuguesa), Andréia Fernandes (Matemática e Filosofia), Jaelson Lira (História), Regina Dornas (Geografia) e Bianca Carbogim (Ciências). Cada professor participante elaborou um desafio que se relacionava, ao mesmo tempo, com um assunto abordado em suas aulas e um evento narrado no livro de Miguel de Cervantes.   

Os desafios propostos aos alunos foram os seguintes: 

  • Desafio de Língua Portuguesa: 
  • Escrever uma carta para Doroteia utilizando advérbios para expressar todo o amor do herói Dom Quixote a sua amada. Depois de escrita, a carta deveria ser lida aos demais grupos. 

    Desafio de História:
    Assim como Dom Quixote ajudou várias pessoas em suas jornadas, os alunos deveriam encontrar e capturar dez ratos (confeccionados com esponja de aço), animais responsáveis por carregarem os hospedeiros da Peste Negra, e ajudar a população a combater a doença que assolou a Idade Média. 
    • Desafio de Filosofia: 
      Encenar, por meio da mímica e da expressão corporal, o discurso de Dom Quixote que foi capaz de encerrar o conflito entre duas aldeias. Encenar também a declaração de Dom Quixote para a sua amada. 

    • Desafio de Matemática: 
      Calcular a altura dos moinhos de vento que foram transformados em gigantes, e que foram confrontados por Dom Quixote, usando números inteiros e negativos. 
    • Desafio de Geografia: 
      Desenhar um mapa dos cenários palco das aventuras de Dom Quixote e seu fiel escudeiro Sancho Pança, acrescento ao mapa dois pontos naturais e dois pontos culturais. 
    • Desafio de Ciências:
      Solucionar um desafio deixado pelo Feiticeiro Frestão, um bruxo que sempre estava, segundo Dom Quixote, transformando objetos em coisas perigosas e ameaçadoras que o herói precisava enfrentar. 

    • No desafio de Ciências, os alunos deveriam citar soluções para amenizar os efeitos do aquecimento global, um problema que vem transformando negativamente o planeta. 

    • Com o intuito de estimular o imaginário dos alunos e promover ainda mais um momento de lazer, descontração e aprendizado, foi confeccionado pelos professores um cenário algumas decorações medievais. Além disso, os docentes participantes do projeto também se caracterizaram para apresentar as regras e os desafios propostos. 

    O projeto proposto e desenvolvido alcançou seus objetivos à medida que estimulou a leitura do livro paradidático e possibilitou um ambiente para que os alunos pudessem debater e vivenciar, de forma lúdica e interativa, alguns eventos narrados na obra em estudo, associando-os aos conteúdos ministrados em sala de aula nas disciplinas participantes do mesmo. 

    O projeto também trabalhou competências essenciais para o desenvolvimento dos alunos como o trabalho em equipe, o raciocínio lógico, a leitura e interpretação de texto, assim como a resolução de problemas.  

    E quem não gosta de aprender assim?