Atuação do projeto Math en Jeans & Escolas Firjan SESI - Escola Firjan SESI

Prosseguindo nas atividades, os alunos tiveram um dia de experiência e troca na Universidade Federal do Rio de Janeiro

Seguindo nas atividades desenvolvidas no Projeto Math en Jeans, alunos das Escolas SESI de Barra do Piraí e de Resende tiveram um dia de experiência acadêmica na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, na Cidade Universitária. No dia 29/11, as equipes parceiras no projeto de pesquisa proposto pela Professora doutora Kelly Cristina Mota Gonçalves, Professora doutora Viviana das Graças Ribeiro Lobo e pelo Professor doutor João Batista de Morais Pereira fizeram uma visita ao Centro de Tecnologia da UFRJ acompanhados dos seus professores Joyce Moraes e Rafael Sampaio.

Durante a visita, as equipes fizeram uma apresentação sobre o andamento da pesquisa, que se aprofunda na análise de dados sobre equipes de futebol no cenário mundial, e ouviram com atenção as orientações das professoras presentes. Além disso, houve um rico momento de conversa quando alunos da graduação em Matemática e em Estatística contaram brevemente suas experiências na Universidade, como por exemplo, transferência de curso, atividades no Centro Acadêmico, envolvimentos em projetos e outros assuntos.

Antes do retorno, os alunos foram guiados pelos blocos do Centro de Tecnologia e puderam conhecer um pouco das instalações, viram uma plataforma do MagLev e passaram pela biblioteca e alguns laboratórios do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe). Encerrando a visita, houve o momento para fotos, inclusive, com a distinta Minerva da UFRJ.

A partir desse encontro e com base nas anotações feitas, as atividades continuarão nos ateliês semanais realizados em cada escola e com a previsão de encontros remotos com os orientadores até a realização do congresso de encerramento, que deve acontecer no mês de abril de 2023.