Aprender sobre processos químicos e matemáticos nunca foi tão fácil - Escola Firjan SESI

Blog



Após a leitura do livro: “O que Einstein disse a seu cozinheiro”, de Robert Wolke, os estudantes foram divididos em grupos e foram a campo testar algumas constatações do grande físico alemão.

O resultado final foi uma aprendizagem significativa no contexto das metodologias ativas: aprender colocando a mão na massa é sempre mais proveitoso e divertido. Não poderia ter acabado em coisa melhor: comida! No desenvolvimento do projeto, os professores Angela de Aquino (Química), Ramon Costa (Língua Portuguesa) e Valéria Filgueiras (Matemática) conduziram todo o processo relacionando os temas do livro com os processos químicos e matemáticos, assim como a escrita de receita como modalidade de escrita.

Dentre os temas trabalhados alguns foram: a doçura do milho, adoçantes artificiais, amaciantes de carne, caloria, matemática da gordura, como jogar a gordura fora, surfando no microondas/calor, dentre outros.

Na opinião da aluna Sofia Lopes, da turma 2002: “a aula integrada foi um momento muito divertido em que todos tiveram a oportunidade de compartilhar conhecimento e aprender ao mesmo tempo”. A união das turmas também foi um destaque positivo mencionado por ela.