Alunos da Firjan SESI são aprovados na Universidade em Portugal - Escola Firjan SESI

Jovens vêem suas vidas acadêmicas transformadas pela educação e a robótica

Eduardo Andrade da Conceição, Cristian Valente Monteiro e Lucas Brasil dos Santos foram aprovados na Universidade de Bragança, no interior de Portugal, e, hoje, cursam engenharia mecânica. Moradores de São Gonçalo, os alunos foram concluintes do Ensino Médio na Firjan SESI São Gonçalo.

Marcília Picanço, diretora da Firjan SESI São Gonçalo, descreve a emoção e o orgulho que é ver alunos aproveitando oportunidades. “Ver nossos estudantes alçando voos altos nos enche de orgulho e a sensação de dever cumprido. Isso porque, o principal propósito da Firjan é transformar a vida das pessoas, e aí estão nossos três meninos mostrando isso! Eles tiveram uma trajetória linda na escola e onde eles chegaram foi, certamente, fruto de muita dedicação, disciplina e paixão por aprender e se desenvolver. Com certeza, eles brilharão muito nessa trajetória”, afirma a diretora.

“Todo o processo seletivo para se inscrever na faculdade em Portugal começou no início do ano passado, quando tínhamos 17 anos. Porém, nossa aprovação só saiu em junho/julho, quando já tínhamos completado 18. Fomos aprovados no Instituto Politécnico de Viseu e no Instituto Politécnico de Bragança”, explica Eduardo, um dos alunos aprovados. Atualmente, os três estudantes já deram início aos seus estudos na Europa e, também, já estão envolvidos em projetos científicos para implementar a robótica de competição, na categoria em que eles foram campeões no Brasil.

Eduardo conta que só entrou na Firjan SESI por conta da robótica. “Um amigo meu tinha me indicado e quando fui me inscrever e conheci eu tive certeza de que queria estudar lá. A robótica me abriu muitas oportunidades e mostrou tudo que eu poderia fazer além da escola. A Firjan SESI sempre nos apoiou de uma forma extraordinária. Para ir para Portugal nós três precisávamos de documentos urgentes e eles fizeram de tudo para ajudar. Não teríamos conseguido sem a escola", declara o estudante de engenharia mecânica.

Além disso, o aluno acrescenta a importância de sua participação nas olimpíadas e torneios de robótica. "Todos os eventos que nós participamos, contaram muito para a nossa aprovação na Universidade em Portugal. A diretora Marcília e os professores são fantásticos e sempre nos ajudaram. A Firjan SESI foi tão importante para mim, que inclusive o meu irmão entrou para a escola, querendo seguir meus passos na robótica. Costumamos dizer que éramos uma pessoa antes da Firjan SESI e somos outra depois. É uma escola que você entra e nunca mais se desgruda", concluiu Eduardo.