A Escola Firjan SESI Laranjeiras, em parceria com o Telecine, exibe sucesso nacional: Minha mãe é uma peça 3 - Escola Firjan SESI

Logo após houve um bate-papo com a jornalista Renata Boldrini

No último dia 18 de novembro, a Escola Firjan SESI Laranjeiras, em parceria com o Telecine, exibiu o filme "Minha mãe é uma peça 3", seguido de um bate papo com a apresentadora e jornalista Renata Boldrini. O filme, embora se destaque pelo humor e a interpretação genial do ator Paulo Gustavo, oferece como pano de fundo uma importante discussão em torno das múltiplas configurações das famílias brasileiras.

Na ocasião, 60 alunos do Ensino Médio estiveram no auditório da escola para participar do evento, que teve ainda a distribuição de brindes oferecidos pelo Telecine. Segundo a aluna Thaís Pedro “Foi extremamente interessante. Especialmente porque eles são uma grande empresa do audiovisual. A Renata Boldrin trouxe muita sabedoria da área para a gente, então foi bem inspirador e informativo. De certa forma deu uma luz, uma explicação de como é, de como acontece, de como é o processo, por isso achei muito interessante. A escolha do filme não podia ser melhor, porque o Paulo Gustavo era um cara incrível. Ele não era só um ator, ele fazia muitas outras tarefas e a Renata esteve também na produção do filme, foi ótimo.”

A professora Natalia Veloso responsável pelo acompanhamento da turma participante do Cine SESI destaca que “A parceria com o Telecine foi um dos pontos altos do projeto do Cine SESI. Especialmente pela oportunidade oferecida aos estudantes de terem contato com a perspectiva de uma grande empresa do setor do audiovisual. A conversa com Renata Boldrini os estimulou a trazerem dúvidas e curiosidades muito pertinentes em relação ao mundo do cinema. Em especial, o interesse pelo contexto de produção do cinema nacional. Foi um encontro muito criativo e cheio de potências para futuras parcerias.”

A produtora da rede Telecine Daniela Rey afirmou que o “evento foi maravilhoso” e que ficou impressionada com “alunos tão participativos”. Esse ano, o Cine SESI está em execução em uma experiência piloto na Escola de Laranjeiras e conta com o apoio da coordenação da escola. Segundo a coordenadora Elizete Pereira, “O Cine Sesi é uma grande oportunidade dos estudantes contarem suas próprias histórias e serem criadores de conteúdo. O uso da cinematografia na escola, transforma o trabalho pedagógico e permite aos jovens utilizarem uma das principais linguagens que fazem parte da cultura contemporânea e através da arte desenvolverem um olhar mais crítico.”

O CINE SESI

O projeto, realizado com parceria entre a Divisão de Cultura e Arte – DICAE e a Divisão de Conteúdos da Educação Básica – DICEB, visa empoderar um olhar crítico e aguçado no aluno sobre o mundo social por meio da linguagem cinematográfica como forma de potencializar o ensino.

Por meio de oficinas direcionadas à utilização da linguagem áudio visual, visa integrar este formato de mídia na escola ancorado em dois níveis: como ferramenta didática que potencializa o ensino proporcionando uma aprendizagem mais significativa e como objeto de estudo em si mesmo, a fim de “alfabetizar” visualmente os alunos, ensinando-os a analisar tecnicamente uma produção audiovisual, para que possam utilizá-la ao seu favor. Além disso, busca-se desenvolver algum entendimento técnico de uma produção audiovisual de modo que sejam estimulados a produzir seus próprios filmes, dispondo assim do recurso da linguagem visual, como forma de comunicação e intervenção no mundo social