Informações - Escola Firjan SESI

Processo seletivo


Importante!

Informamos que eventuais vagas remanescentes e/ou não ocupadas poderão ser objeto de edital aditivo destinado aos candidatos aprovados seguindo a ordem classificatória. Confira os editais abaixo:

Datas importantes

Etapas: Períodos:
Matrícula presencial nas escolas com documentação comprobatória 3 de janeiro a 26 de janeiro de 2022
Início do curso 7 de fevereiro de 2022

Confira todas as etapas e períodos no edital no início da página.

Resultados de todas as unidades

A seguir, as listagens com os resultados finais do Processo Seletivo referente ao EDITAL Nº 001/2022 para preenchimento de vagas gratuitas para o Curso de Ensino Médio do SESI-RJ. Cada arquivo corresponde a uma Unidade e Área de Interesse:

Resultado Barra do Piraí

Resultado Barra Mansa

Resultado Benfica

Resultado Duque de Caxias

Resultado Jacarepaguá - Área 1

Resultado Jacarepaguá - Área 2

Resultado Laranjeiras - Área 1

Resultado Laranjeiras - Área 2

Resultado Macaé

Resultado Maracanã - Área 1

Resultado Maracanã - Área 2

Resultado Maracanã - Área 3

Resultado Nova Friburgo

Resultado Nova Iguaçu

Resultado Petrópolis

Resultado Resende - Área 1

Resultado Resende - Área 2

Resultado São Gonçalo - Área 1

Resultado São Gonçalo - Área 2

Resultado São Gonçalo - Área 3

Resultado São Gonçalo - Área 4

Resultado Tijuca - Área 1

Resultado Tijuca - Área 2

Resultado Três Rios

Resultado Volta Redonda


Interposição de Recursos

Todos os recursos interpostos foram considerados, e as devolutivas estão sendo enviadas individualmente a cada candidato requerente. As eventuais alterações na classificação, decorrentes dos recursos, já estão incorporadas às listagens.

Classificação

A classificação apresentada nas listagens obedece rigorosamente aos critérios estabelecidos pelo Edital. Deste modo, são exibidos primeiramente os candidatos portadores de deficiência, e sua respectiva classificação, conforme a quantidade de vagas reservadas (5%). Em seguida, os candidatos de ampla concorrência na ordem estabelecida pelo edital, com Alunos de 9º Ano das Escolas Firjan SESI, dependentes de industriários e/ou ex-industriários e comunidade. Em cada perfil, a ordem de classificação obedece à ordem de pontuação obtida pelo candidato.

A nota de corte para o Processo Seletivo foi fixada em 45 pontos. Tal valor considera a pontuação média obtida pelos candidatos no exame.

Questões

Durante a aplicação do Processo Seletivo referente ao Edital N° 001/2022, surgiram algumas considerações dos candidatos sobre as questões 13 e 20 da prova. Embora o período de Interposição de Recursos esteja estabelecido no cronograma constante no item 5.1 do edital seguem os pareceres sobre estas questões:

Questão 13: Há duas alternativas - (B) e (D) - iguais. Contudo, a resposta correta é outra alternativa - (C), e a duplicidade encontrada não altera o objetivo da questão. A questão não será anulada e o gabarito está mantido.

Questão 20: Há uma tirinha, utilizada também em uma das questões de português, que contextualiza o termo “meias-verdades”. Feito o contexto, a questão pede que o candidato assinale a alternativa em que não há “meias-verdades”, mas aquela em que as duas sentenças matemáticas apresentadas estão corretas, compondo um afirmação verdadeira. A questão não será será anulada e o gabarito está mantido.

Questão 29: Não há alternativa correta, devido a um erro de unidade de medida. A questão foi anulada, e a pontuação correspondente a ela conferida a todos os candidatos presentes.

Documentos

Resultados Três Rios - edital 002/2022

Prezado candidato, a seguir, a listagem com o resultado final do Processo Seletivo referente ao edital nº 002/2022 para preenchimento de vagas gratuitas para o curso de Ensino Médio do SESI-RJ em parceria com o SENAI-RJ, exclusivo para a Escola Firjan SESI Três Rios.

Sobre a classificação:

A classificação apresentada nas listagens obedece rigorosamente aos critérios estabelecidos pelo Edital. Desse modo, são exibidos primeiramente os candidatos portadores de deficiência, e sua respectiva classificação, conforme a quantidade de vagas reservadas (5%). Em seguida, os candidatos de ampla concorrência, na ordem estabelecida pelo edital, com Alunos de 9º Ano das Escolas Firjan SESI, Dependentes de Industriários e/ou ex-industriários, e Comunidade. Em cada perfil, a ordem de classificação obedece à ordem de pontuação obtida pelo candidato.

A nota de corte para o Processo Seletivo referente ao edital nº 002/2022 para preenchimento de vagas gratuitas para o curso de Ensino Médio do SESI-RJ em parceria com o SENAI-RJ, exclusivo para a Escola Firjan SESI Três Rios, foi fixada em 40 pontos. Tal valor considera a pontuação média obtida pelos candidatos no exame."

Provas e gabaritos



Critérios para entrada

  • O estudante precisa ter renda familiar mensal de no máximo 1,5 salários mínimos per capita. Para verificar esse critério, basta somar as rendas brutas de todos os membros da família e dividir pelo total de membros. Se o valor for igual ou menor a 1,5 salários mínimos, o critério é atendido pelo candidato. É necessário apresentar uma autodeclaração de renda, mas alguns candidatos são dispensados desta obrigatoriedade (confira detalhes no edital).
  • Para participar do processo seletivo, o candidato precisa ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental, tendo que apresentar na inscrição a Declaração de Matrícula no 9º ano, Certificado de Conclusão do 9° ano ou o último boletim escolar do 9º ano (por causa da pandemia de COVID-19, o boletim será aceito apenas para a inscrição).
  • O processo é aberto para a comunidade em geral, com prioridade de vagas para candidatos do 9º ano da Escola Firjan SESI e para dependentes de industriários ou ex-industriários (neste caso, com até três anos de desligamento da empresa até a data de publicação do edital).


Nossos contatos

Acesse o atendimento on-line no link ao lado ou ligue para a nossa central:

0800 0231 231** || 4002-0231***

Atendimento on-line de segunda a sexta, das 9h às 18h.
Atendimento telefônico de segunda a sexta, das 9h às 18h.

**Ligações gratuitas de telefone fixo no estado do Rio.
***Custo de ligação local.