Firjan SESI Matemática On-line - Escola Firjan SESI

Estão encerradas as inscrições para o Firjan SESI Matemática On-line. Curso gratuito, oferecido em formato totalmente on-line, através das plataformas digitais Mangahigh e Microsoft Teams. Em breve serão divulgadas as lista de participantes.

A Mangahigh faz parte do processo educativo de matemática e ajuda o estudante a se desenvolver de maneira prática e autônoma. Já a Microsoft Teams será a ferramenta para as atividades de apoio pedagógico do professor responsável pelo grupo de alunos. 

O curso é mais uma maneira de aprimorar os conhecimentos em matemática de uma forma lúdica e divertida! Leia atentamente o edital completo: clique aqui e acesse ao documento. Confira também o edital de prorrogação.

Você conhece a Mangahigh?

A Mangahigh é uma plataforma on-line, com jogos integrados ao currículo escolar, que torna o ensino da matemática muito mais dinâmico e instigante. Aprender matemática nunca foi tão divertido! Clique aqui e conheça a plataforma.

Ângulos, de regras básicas a teoremas da circunferência

Resolva problemas complicados para revelar o caminho através do labirinto de obstáculos.

Operações fundamentais e potenciação

Elimine as bolhas da maneira mais rápida e eficiente possível para encontrar valores equivalentes.

Comparar números usando sinais de inequações

Nas profundezas do oceano, utilize sinais de inequações para capturar peixes!

Informações importantes

O curso terá carga horária total de 216 horas de atividades. Por semana, serão 10 horas em regime de conteúdos dirigidos, sendo 8 horas na plataforma de jogos digitais de matemática (que serão realizadas de maneira autônoma pelo aluno) e 2 horas de apoio pedagógico on-line com professor de matemática. Além disso, completando a carga horária total, serão 16 horas, distribuídas ao logo do curso, dedicadas a uma competição colaborativa de jogos digitais de matemática.

Para participar, o aluno deverá:
  • Estar matriculado, em qualquer escola da rede pública de ensino, preferencialmente em uma turma de 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental (Regular ou EJA);
  • Possuir a condição de baixa renda ou requisitos correlatos previstos no Regulamento e/ou Deliberação do SESI referente à gratuidade, conforme explicitado no item 3;
  • No momento da inscrição para o curso, selecionar uma unidade para ter as aulas on-line. Depois de matriculado, não haverá flexibilização ou transferência da escola de inscrição.

Durante a inscrição, além de preencher o formulário digital com os dados solicitados, você deverá anexar os documentos (o tamanho de cada arquivo não deve ultrapassar 1MB) necessários à matrícula, conforme listagem abaixo:

  • Carteira de Identidade do candidato e do responsável;
  • CPF (dispensável caso conste o número do CPF na Carteira de Identidade);
  • Declaração de Matrícula no 8º ou 9º Ano do Ensino Fundamental em escola da rede pública de ensino;
  • Autodeclaração de baixa renda (conforme modelo – Anexo I), ou documentos comprobatórios a seguir listados, nas hipóteses em que o candidato seja aluno que cursa ou cursou escola pública (declaração ou histórico escolar que comprove vínculo acadêmico) ou bolsista integral de instituição privada (declaração comprobatória de condição de bolsista integral), de família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais – CadÚnico, regulamentado pelo Decreto nº 6.135, de 26 de junho de 2007, alunos regularmente matriculados na educação básica na condição de articulação curricular com educação profissional, ou de serem beneficiários atuais de vagas gratuitas nos serviços sociais autônomos, nos termos da Resolução 036/2014 do SESI.