Um olhar personalizado para os alunos, que traz mais engajamento e vontade de aprender! - Escola Firjan SESI

Blog

Professores da Firjan SESI Petrópolis criam estratégias para auxiliar no desenvolvimento dos alunos ingressantes no 1º Ano EMCT

Diante o cenário atual vivenciado pela maioria dos estudantes desde o ano de 2020, em decorrência da pandemia e da estruturação remota de aulas, percebemos que as novas turmas de 1° ano do Ensino Médio, em 2021, ingressantes vindos de diversas outras escolas, chegaram com grandes dificuldades e lacunas de conteúdo, que logo foram identificadas pelos professores, especialmente nas áreas de Ciências Naturais e Matemática. Essa preocupação nos fez pensar estratégias a fim de mapear as dificuldades e saná-las.  

Uma das estratégias propostas foi a atividade interdisciplinar de Matemática e Física: Gráficos com foco ENEM. O objetivo da atividade foi tornar os alunos protagonistas neste processo de resgate e construção do conhecimento. As turmas foram divididas em grupos para a resolução de questões do ENEM sobre diferentes temas, apresentando-as em aula e colocando-as na plataforma PADLET. A grande empolgação e interação dos estudantes na atividade, e a partir de então, fez com que demonstrassem um novo olhar sobre si e mudassem sua auto percepção, passando a sentirem-se capazes e responsáveis pelo próprio processo de aprendizagem. 

Os primeiros resultados demonstram, não só um maior número de acessos à plataforma Mangahigh, que têm sido de grande auxílio nesse resgate de conteúdo, como também uma quantidade maior de exercícios realizados pelos estudantes. Na plataforma de games, os desafios semanais e o ranking são exibidos nas aulas ao vivo com as turmas.  

A aluna Maria Clara Barbosa disse que "De maneira geral, todas as explicações e tarefas me ajudaram muito, principalmente a da Mangahigh, acho mais divertido para fazer". Já o aluno Luís Gustavo relatou ter gostado muito dos jogos da Mangahigh, [...] “achei divertido e ao mesmo tempo desafiador". Outro ponto-chave da experiência foi o desempenho destes estudantes nas áreas de Matemática e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, nos simulados realizados nesse primeiro semestre.  

De modo geral, toda a turma se mostra mais motivada, fazendo perguntas que vão além da aula de matemática e física, trazendo aplicações do cotidiano com a orientação docente. Um bom exemplo ocorreu na aula de matemática, com a abordagem do tema "Saúde financeira". Nesta aula discutimos a diferença entre os conteúdos: Matemática financeira e Educação Financeira: o primeiro está ligado às ferramentas que facilitam aplicações financeiras, a escolhas de um melhor empréstimo monetário ou investimento; já o segundo está ligado às compras por emoção, aos hábitos e atitudes presentes no dia a dia que acabam por interferir na hora de realizar compras diversas. Tudo motivado pela curiosidade e pela vontade de aprender das turmas.  

Muitos desafios virão para essa turma, mas agora com maior confiança e a certeza que sempre é necessário e possível obter melhorar desempenhos! E que venham os desafios!