Tem Matemática na Redação? - Escola Firjan SESI

Os alunos aprenderam sobre tangenciamento e fuga ao tema sob a ótica matemática

A estruturação da educação básica brasileira dividida por disciplinas e anos de escolaridade tem demonstrado não atender às necessidades dos alunos, os quais não conseguem estabelecer uma semelhança ou relação entre a diferentes áreas de conhecimento (GERHARD, 2012).

É perceptível, através da prática pedagógica, as poucas tentativas dos alunos em buscar algum vínculo entre suas disciplinas, o que os limita, por exemplo, na hora de produzir um texto dissertativo-argumentativo. Afinal, parece distante trazer dados matemáticos para os textos, quando, na realidade, foram ensinados a estabelecer separação entre as áreas do conhecimento, ao término de cada tempo de aula.

Diante dessa necessidade, surge então uma aula transdisciplinar com o tema: Tangenciamento e fuga ao tema da Redação sob a perspectiva das posições relativas entre reta e circunferência - numa proposta transdisciplinar, ou seja, de rompimento das fronteiras entre as disciplinas de Redação – professora Suelen Coutinho de Oliveira Mattos (T2B e T2D) e Matemática – Paula Cristina Naccif Freitas Xavier Cabral da Silva (T2B) e Jayro Mendes Coimbra (T2D), da unidade Sesi Tijuca.

Para despertar o interesse dos alunos em participar da atividade, foram colocados cartazes nas turmas e eles corresponderam além das expectativas, comparecendo no início do tempo de aula. Sendo assim, deu-se início à explicação com toda a parte teórica sobre análise e interpretação do tema da proposta textual, com a professora de Redação.

Já no segundo tempo de aula, surgiram os docentes de matemática para relembrarem o assunto trabalhado dentro do 1º bimestre: retas tangentes, retas externas e retas secantes, que serviram como construção do conceito de tangenciamento e fuga ao tema em Redação. Nesse caso, a reta tangente representou de forma concreta o tangenciamento, enquanto a reta externa, a fuga ao tema e a reta secante, o ideal de abordagem do tema. Para o aluno Artur Rocha Barreto - da turma T2B: “Essa foi uma exemplificação perfeita, para que os alunos construíssem o conceito de uma disciplina que é tão teórica, como a Redação.” Já para a aluna Lara Aliocha – da turma T2D: “Aulas assim, fazem tudo ter mais sentido. É como se, enfim, tivéssemos encontrado o caminho”.