Professores das Escolas Firjan SESI realizam aula interdisciplinar relacionando conteúdos de Física e Língua Portuguesa - Escola Firjan SESI

Blog

Nas unidades Firjan SESI Tijuca e Maracanã, alunos foram desafiados a romper as barreiras disciplinares e pensar a coesão textual a partir da Física

Partindo do princípio de que não basta ensinar os conteúdos, mas que é essencial fazê-lo associando-os às demais áreas do conhecimento, surgiu uma aula interdisciplinar em busca dessa desfragmentação do pensamento dos discentes.  

Dessa vez, as disciplinas envolvidas foram Redação, com a professora Suelen Coutinho de Oliveira Mattos das Escolas Firjan SESI Tijuca e Firjan SESI Maracanã, e Física,  com os professores Leonardo Elydio da Silveira, da unidade Firjan SESI Tijuca e Rafael Hugo Mendes da Silva, da Firjan SESI Maracanã.  

A aula iniciou provocando o questionamento: A física textual: uma interdisciplinaridade possível? Em outras palavras, é possível dizer que na coesão textual exista a presença da Física? 

Dentre as respostas, as que mais se destacaram foram: 

“É possível achar uma relação entre as diversas áreas do conhecimento, desde que a visão crítica esteja direcionada a isso, pois no princípio, antes da Revolução Industrial, não havia uma separação desse conhecimento”.
Miguel Nascimento Suzarte, aluno da unidade Tijuca

Os professores Leonardo Elydio e Rafael Mendes falaram a respeito do que seria essa coesão na física, uma “força de atração entre átomos e moléculas constituindo um corpo, e que resiste a que este se quebre”. A partir disso, a professora Suelen Coutinho, questionou aos alunos o que representaria essa coesão dentro do texto dissertativo-argumentativo, procurando estabelecer uma extensão do sentido da Física para a produção textual. Eis algumas das relações estabelecidas: 

“Do mesmo jeito que a coesão na física é sobre algo único, na redação é fazer o texto ser um só e as partes dele se relacionarem”
Geovana de Oliveira Correa, aluna da unidade Maracanã

“Na coesão física, os átomos e moléculas se unem e na redação também ocorre essa união, mas dos elementos do texto.”
Natanael dos Santos Souza, aluno da unidade Tijuca

O objetivo foi alcançado, uma vez que os alunos conseguiram relacionar os conceitos, rompendo a barreira estabelecida.