Jornada Integradora: a finalidade é o caminho ou um dos possíveis começos? - Escola Firjan SESI

A proposta desafiadora e promissora, busca formar jovens através da interação entre a educação, ciência e cultura

O Ensino Médio da Firjan SESI com Curso Técnico da Firjan SENAI tem o desafio de articular as competências acadêmicas e técnicas, de modo que os jovens obtenham tanto o êxito acadêmico, vislumbrando a continuidade dos estudos, como o técnico, na profissão escolhida. O curso é em tempo integral, cabendo a Firjan SESI o Ensino Médio e preparatório para o ENEM, a Firjan SENAI, os cursos técnicos e a formação profissional.

A Jornada Integradora assimila a proposta desafiadora e promissora de buscar a formação dos jovens por meio da interação entre a educação e as dimensões do trabalho, da tecnologia, da ciência e da cultura, ao mesmo tempo em que promove uma visão humanística e crítica, elementos essenciais para o desenvolvimento integral dos estudantes.

A experiência desenvolvida em 2020, sob a temática Cidades Inteligentes, foi amplamente discutida, pesquisada, não só no espaço dedicado à Jornada, como também nas demais disciplinas por meio de variadas atividades interdisciplinares. A ação integrada entre as disciplinas e áreas do conhecimento permitiu que, de forma ampla e dinâmica, os estudantes protagonizassem o processo de construção das aprendizagens.

Em 2021, com a expansão do coronavírus e a vivência de tempos de incertezas, percebemos que o conhecimento, as discussões e as reflexões acerca dos cenários local e global são essenciais para o amadurecimento, a percepção da realidade, a vivência e a análise dos processos necessários de intervenção na mesma. Nesse sentido, a compreensão do que é ciência, seu papel, suas características e sua importância, contribuem para a discussão do papel da ciência na formação da sociedade que é o tema gerador da Jornada, nesse ano.

A perspectiva é que a Jornada incentive não só o protagonismo dos estudantes no processo de construção do conhecimento de maneira autônoma, mas que também contribua para eles criarem a cultura do trabalho coletivo e façam associações do conhecimento e dos acontecimentos com a vida.

Dessa forma, essencialmente, a Jornada objetiva uma maneira de ampliar os horizontes, por meio dos conhecimentos e das vivências, ao mesmo tempo em que congrega as diferentes percepções e maneiras de ver o mundo. Pretendemos que o caminho, a trajetória e os movimentos genuínos, conforme os interesses e as curiosidades, venham a ser propulsores tanto para as escolhas como para as possíveis trilhas a serem percorridas.