Escolas Firjan SESI se destacam por cinco diferenciais. Veja quais são - Escola Firjan SESI

Combinar o conhecimento tecnológico com a valorização do exercício da cidadania é a base do ensino

O conhecimento tecnológico é uma ferramenta crucial para o desempenho profissional na atualidade. Combinar esse aprendizado com a valorização do exercício da cidadania é a base do ensino oferecido pelas escolas da rede Firjan SESI. Conectado à visão da nova geração de estudantes sobre o mundo atual, cada unidade tem uma proposta de desenvolver o potencial individual e estimular atitudes empreendedoras e inovadoras, para que os alunos assumam o protagonismo de suas vidas.

“O aluno da Firjan SESI participa de forma ativa, sendo instigado a investigar caminhos, a levantar hipóteses e a construir conhecimento coletivamente, buscando soluções onde a tônica é o desenvolvimento do senso crítico, da criatividade e da capacidade de avaliar e validar suas ideias, seus futuros projetos. Mais do que formar estudantes, desenvolvemos pessoas para o exercício pleno da cidadania, para contribuir na transformação da sociedade em que vivem”, afirma o gerente de Educação Básica da Firjan SESI, Giovanni Lima.

Dentro do cenário de educação do país, as escolas Firjan SESI se destacam por cinco diferenciais. São eles:

1. Metodologia – fundamentada no desenvolvimento cognitivo do aluno no meio em que está inserido; no estímulo de competências e na cultura de protagonismo dos estudantes perante as atividades. O uso de tecnologia contribui ainda mais para construção da autonomia, para fortalecer o senso crítico e o potencial dos educandos, levando-os a fazer suas próprias escolhas e a assumir seus projetos futuros.

2. Robótica Educacional – desenvolvida como parte integrante do currículo dos ensinos Fundamental e Médio, a Robótica permite potencializar o conhecimento científico e tecnológico, fundamentar o raciocínio lógico, o pensamento computacional e as competências do século XXI e, assim, alinhar as atividades à perspectiva Steam (sigla em inglês para Ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática). Promove, ainda, o desenvolvimento das competências socioemocionais, amplia os conceitos de montagem e programação, e endossa a premissa de formação em solução de questões.

3. Programa Firjan SESI Matemática – associa tecnologia a práticas educacionais modernas no ensino de matemática, em uma metodologia que une gamificação, investigação e criticidade para dar à matemática uma perspectiva instigante e desafiadora. Nossas escolas mantêm salas e/ou ações específicas do Firjan SESI Matemática, que são oferecidas, também, a unidades SESI de outros estados.

4. Uso de plataformas digitais como apoio para a aprendizagem do aluno – ajuda o estudante a se desenvolver de maneira prática e autônoma, além de auxiliar a equipe pedagógica na identificação de lacunas de aprendizagem, de maneira individualizada. Todos os alunos têm suas turmas conectadas e geridas por seus professores no Microsoft Teams. A Geekie, plataforma de estudos para o Enem, com atividades personalizadas, acesso a vídeos, textos e tarefas em grupo, proporciona feedback sobre o desempenho do estudante. A Mangahigh, componente do Firjan SESI Matemática, possui jogos integrados ao currículo da escola e torna o ensino da matemática mais dinâmico e instigante.

5. Ações voltadas para o Saeb e para o Enem – Buscamos sempre ajudar os alunos a alcançar suas metas, tanto nas atividades internas, como nas externas como o Saeb e o Enem. Realizamos: aplicação de simulados e análise dos resultados, buscando identificar as competências e habilidades que necessitem de atenção; construção de materiais de apoio para professores e alunos; carga horária diferenciada (no caso do Enem); construção de planos de melhoria personalizados a partir da análise de resultados.

Fotos: Getty Images