Escolas Firjan SESI participam do maior torneio de robótica do país - Escola Firjan SESI

Blog

Equipe de Jacarepaguá garante dois prêmios

A Robótica “tá ON”! Com a participação de 138 equipes e mais de 800 estudantes do ensino fundamental e médio de escolas SESI, públicas e privadas do Brasil, a edição 2021 do Festival SESI de Robótica anunciou os vencedores das categorias Torneio SESI F1 in Schools, Torneio SESI FIRST Tech Challenge (FTC) e Torneio SESI FIRST LEGO League – Challenge (FLL). Em formato inédito, o on-line, e apresentação da jornalista esportiva Glenda Kozlowski, a premiação foi transmitida ao vivo neste sábado (26/06), pelo Youtube.
 

A Escola Firjan SESI, do Rio de Janeiro, participou da maior competição de robótica do país em duas categorias, com três equipes, de três unidades: na FLL, a equipe Fênix Robots, da Escola Firjan SESI São Gonçalo, e a Dragon Bots, da Escola Firjan SESI Barra do Piraí; e na FTC, a equipe Alpha Technology, da Escola Firjan SENAI SESI Jacarepaguá, que levou dois prêmios – Design e Bússola. Conheça todas as equipes premiadas.

Katia Marangon, gerente de Educação Tecnológica do SESI Departamento Nacional, lembrou que o torneio envolve um enorme e minucioso trabalho pré, durante e pós-evento, e que, independente do resultado, a experiência é muito valiosa por todo processo vivido e pela oportunidade de adquirir diferencial na formação acadêmica do estudante. “As equipes não desanimaram e tiveram coragem de topar o desafio”, parabenizou Katia.

O festival também contou com a participação virtual de competidores, técnicos, juízes e convidados especiais, como o influenciador Rato Borrachudo e Iberê Thenório, criador do maior canal de ciência do Brasil, o Manual do Mundo.

Simone Caires, analista de Educação Básica da Firjan SESI, comemorou a participação das três equipes na etapa nacional da maior competição de robótica do país e destacou que o torneio não é baseado apenas na programação e montagem dos robôs. "Ele inspira a colaboração, o respeito e o trabalho em equipe. A premissa é promover e fomentar a cultura científica e tecnológica, através da robótica e da solução de problemas do cotidiano. O torneio é muito mais do que robôs", avaliou.

Em maio, a Escola Firjan SESI foi a responsável por realizar também em formato remoto a fase regional do Torneio SESI de Robótica First Lego League (FLL), temporada Replay 2020/2021, que funciona como seletiva para o nacional. Os estudantes tiveram como pergunta-desafio: "O que fazer para tornar as pessoas mais ativas na região onde vivem, seja no campo, na cidade ou em qualquer outro lugar?". Além dos três prêmios principais, chamados de Champion’s Award, eles concorrem nas categorias: Projeto de Inovação, Core Values, Design do Robô, Desempenho do Robô e, a partir desta temporada, Prêmio do Técnico. Confira aqui as escolas ganhadoras.

Simone explica que a robótica faz parte da metodologia da Escola Firjan SESI, desde a educação infantil até o ensino fundamental. Na educação infantil, as crianças começam com experiências na modelagem e na investigação. A partir do 3º anos, iniciam no campo da programação.

“Trabalhamos com o conhecimento científico, o raciocínio lógico e o desenvolvimento do pensamento computacional. A robótica tem viés multidisciplinar e vai muito além da programação, pois permite ao aluno uma mudança de postura, o desenvolvimento de habilidades e a aprendizagem em diferentes campos do saber”, defendeu.

Conheça as modalidades e premiações

Para cada modalidade, há diferentes categorias de prêmios, dos mais técnicos, como design, engenharia, desempenho e identidade visual dos robôs e carrinhos, aos que reconhecem atributos das equipes e dos competidores, como motivação, core values e projeto social. Entenda:

FLL

As equipes, formadas por dois a dez participantes, elaboram um projeto buscando soluções para problemas do dia a dia da sociedade moderna. O tema desta temporada é “RePLAY – esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo”. Além do projeto de inovação, os competidores precisam construir um robô de LEGO, programado para realizar uma série de missões. Para se qualificarem para o torneio nacional, as equipes passaram pelas competições regionais, que, neste ano, ocorreram entre abril e maio. 

Foram 2.582 estudantes - sendo 1376 meninos e 1206 meninas (47%)  - de 424 equipes. Garantiram vaga para o torneio nacional, em junho, 72 equipes com 442 jovens, sendo 214 meninos e 228 meninas (51,5%). Entre as 72 equipes classificadas, 56 são de escolas SESI; nove de escolas privadas; duas de escolas públicas; quatro equipes de garagem; e uma de ONG. Os prêmios do FLL dividem-se em Champions Award (1º, 2º e 3º lugar) e outras quatro categorias: Projeto de inovação, Core Values, Design do robô e Técnicos Destaques.

FTC

Estudantes do ensino médio, com idade entre 14 a 18 anos, projetam, programam e constroem robôs capazes de realizar tarefas, como lançar uma argola e movimentar um objeto. Cada equipe é formada por três a 15 participantes e os robôs são construídos a partir de um kit de peças reutilizáveis, com tecnologia Android, podendo ser codificados em diferentes níveis de programação baseada em CAD, Java e Blocks.  

Competem no torneio nacional 35 equipes, sendo 32 de escolas SESI, duas de escolas privadas e uma de escola pública, totalizando 271 jovens, sendo 181 meninos e 90 meninas (33%). Além do top 6 da premiação principal, há outros 11 prêmios: Pensamento Criativo, Conexão, Inovação, Design, Motivação, Controle, Divulgação, Bússola, Juízes, Dean’s List e Inspiração.


F1 in Schools

O SESI faz a seleção das equipes da própria rede de escolas para a competição, que é parte de um projeto internacional e educacional da Fórmula 1. Participam estudantes de 9 a 19 anos, que formam equipes de três a seis pessoas. A modalidade reproduz desafios reais das corridas de Fórmula 1, estimulando os jovens a criarem escuderias para a disputa nas pistas. Como em uma empresa, os competidores assumem as funções de gerenciamento, marketing, engenharia e design, além de projetar, modelar, testar e colocar em movimento um protótipo de carro de F1 em uma pista de 20 metros. Os carros, impulsionados por um cilindro de CO2, podem chegar a 80 km/h. 

Na edição 2021 do torneio SESI, competem 31 equipes, formadas por 81 meninos e 79 meninas (49%). Além do prêmio principal (1º, 2º, 3º e 4º lugar), há outras 13 premiações: Engenharia do carro, Escrutínio, Patrocínio e Marketing, Pensamento Criativo, Juízes, Pesquisa e Desenvolvimento, Identidade Visual, Estande, Desempenho Feminino, Gestão de Projetos, Projeto Social, Mídias Digitais e Apresentação Verbal.