Escola Firjan SESI na final da 14ª Olimpíada Nacional de História do Brasil - Escola Firjan SESI

Das quatro equipes representantes do estado do Rio, duas são da nossa escola em Petrópolis

A Escola Firjan SESI Petrópolis está na final da 14ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) com duas equipes. A “Lumos 07”, composta pelos alunos: Ana Júlia Carvalho de Souza, João Pedro Cardoso Alvez Abreu e Ana Clara Carvalho Ferreira, foi a que obteve a melhor pontuação do Estado do Rio de Janeiro. “Os Zé”, também finalista, é formada pelos alunos Yasmin Almeida Vieira do Carmo, Maria Luana de Paula Wayand Gióia Ferreira e Ana Luíza Alves Motta. A professora de História, Thaís Freitas do Carmo, que levou medalha de ouro em 2019, é integrante e orientadora dos times.

Ao todo, 320 grupos de todos os estados irão concorrer, mas somente quatro estão na disputa representando o estado do Rio, sendo duas delas de Petrópolis. A final será nos dias 20 e 21 de agosto, na Unicamp, em Campinas (SP), uma das universidades mais respeitadas do país.

A competição é direcionada a estudantes do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil. O objetivo é aprender a história do Brasil abordando temas a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

O tema do ano é “Mulheres", uma perspectiva que engloba histórias de mulheres que foram importantes personagens da construção do Brasil.

Para chegar até a final, os alunos foram aprovados em seis desafios online, com duração de uma semana. Cada uma dessas seis fases tiveram 11 questões mais uma tarefa a serem respondidas no prazo de uma semana. Nos dias 20 e 21 de agosto será a final, que vai ser uma prova presencial.