Escola Firjan SESI é destaque no Festival LED - Luz na Educação com projetos de robótica - Escola Firjan SESI

Participantes puderam interagir com os robôs enquanto conheciam cada um dos projetos

Os conceitos de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática na criação de projetos de Robótica estiveram presentes no estande da Escola Firjan SESI, no Festival LED - Luz na Educação, que ocorreu nos dias 08 e 09/07, no Museu de Arte do Rio (MAR). Com a integração de todas essas áreas de conhecimento (STEAM, na sigla em inglês) para potencializar experiências de aprendizagem, as equipes Fênix Robots e Robots Furious, representadas por alunas da Escola Firjan SESI São Gonçalo, desenvolveram projetos, respectivamente, para a Caixa Postal Comunitária (CPC) e para agilizar o transporte de cargas.

A Fênix Robots, que tirou segundo lugar na etapa regional do Torneio SESI de Robótica na First Lego League (FLL) – Champion Award, é formada pelas alunas Kamilly Ferreira, Beatriz Werneck e Andrielle de Oliveira. A equipe elaborou o projeto a partir de uma pesquisa Datafolha que indica que cerca de 43,6% dos endereços do estado do Rio de Janeiro possuem restrição de entrega. “Idealizamos Caixas Postais próximas às comunidades e que sejam operacionalizadas por moradores que conheçam a região, para alcançarem locais que os correios não atingem”, explica Kamilly.

A Robot Furious, que garantiu o terceiro lugar também na etapa regional do Torneio SESI de Robótica, é formada por Nina Eleutério, Kamyle Pontes e Sofia Lopes, e desenvolveu um rastreador GF07, que funciona 24 horas por dia, contendo um chip. “Cada componente fica acoplado à caixa para a entrega de produtos, fazendo que ele possa sempre ser rastreado. É um comércio que vem crescendo a cada dia. Segundo fonte do IBGE, no ano passado, o setor de transporte e logística pela internet movimentou R$ 168 bilhões”, explicou Sofia.

Por sua vez, as equipes Alpha Technology e Alpha Byte, da Firjan SESI Jacarepaguá, projetaram robôs para facilitar o transporte de cargas ligado à logística. Os robôs operam com um conceito da indústria 4.0, têm um peso médio de nove quilos, 40 centímetros de altura e 36 cm de largura, cada um deles. Além disso, funcionam por controle de vídeo game (joystick).

Paulo Vitor Gonçalves de Carvalho, da Alpha Technology, disse que as equipes são consideradas ‘embaixadores’ da robótica na comunidade. “No ano passado, arrecadamos 720 brinquedos e 1 tonelada de alimentos não perecíveis distribuídos para pessoas mais vulneráveis”, lembrou. Já para Miguel Ozana, da Alpha Byte, “a robótica conecta pessoas trazendo soluções inovadoras para tocarmos melhor o país”.

As equipes de Jacarepaguá participarão da First Tech Challenge (FTC). Já estão no clima do Open FLL, etapa internacional, em agosto deste ano, que terá First Lego League (FLL) e First Robotics Competition (FRC). A Alpha Technology é grande concorrente, pois já ganhou sete prêmios desde 2019. A Ahpha Byte também vem com grandes chances, pois já ficou em terceiro lugar no Torneio Brasileiro de Robótica - categoria geral (Regional Rio de Janeiro) – e primeiríssimo lugar na categoria Tecnologia e Engenharia (nível nacional).

Quer saber mais?

Cadastre-se e fique por dentro de tudo que rola na Escola Firjan SESI.