Escola Firjan SESI Barra do Piraí e Nova Friburgo participam do Festival Internacional de Robótica - Escola Firjan SESI

Blog

Entre 5 e 7 de agosto, no Píer Mauá, Rio de Janeiro, evento conta com a participação de quase mil estudantes de 37 países e 18 estados brasileiros

É hora de torcer! As escolas Firjan SESI Barra do Piraí e Nova Friburgo irão mostrar suas habilidades no Festival Internacional de Robótica. O torneio acontece entre sexta-feira (5) e domingo (7), no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, com a participação de 990 estudantes de 37 países.

Com o projeto ‘Dragon Farmacy’, Dragon Bots, da Escola Firjan SESI Barra do Piraí, irá competir na categoria FIRST LEGO League Challenge (FLL), onde os estudantes, de 9 a 16 anos, constroem e programam robôs de LEGO para cumprir uma série de missões em um tapete, além de desenvolverem um projeto de inovação. O projeto dos alunos do Sul Fluminense consiste em uma caixa que serve para transportar remédios — neste caso, de Barra do Piraí para o distrito de São José do Turvo —, conservando os medicamentos na temperatura e estado ideal, e foi campeão na categoria ‘Projeto de Inovação’, no Torneio Nacional, realizado em maio, em São Paulo.

E a equipe Tucanus, da Firjan SENAI SESI Nova Friburgo, irá competir na categoria FIRST Robotics Competition (FRC). Nessa competição, estudantes do ensino médio, de 15 a 18 anos, são desafiados a construir robôs de tamanho industrial para um jogo de campo complexo em aliança com outras equipes. Nessa categoria, não há um projeto.

Organizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o evento reúne duas competições: o SESI FIRST LEGO League International Open Brazil powered by SESI, competição internacional que vai reunir as melhores equipes de FLL de todo o mundo, sendo 58 estrangeiras e 32 brasileiras. E, simultaneamente, ocorre o Off Season da FIRST Robotics Competition (FRC), com 28 equipes brasileiras. Dezoito estados brasileiros – AL, AM, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PE, PR, RJ, RN, RS, SC, SP, SE – terão equipes competindo no Festival Internacional SESI de Robótica 2022.

Serão três dias de muita tecnologia, ciência, engenharia e troca cultural entre crianças e adolescentes, de 9 a 19 anos. O evento é aberto ao público e com entrada gratuita, sujeito à lotação máxima. Além de assistirem às competições, os visitantes poderão participar de atividades experimentais no Espaço Acesse para criar brinquedos e vivenciar arte, ciência e tecnologia na prática e de forma lúdica.

Equipes de cinco continentes competirão no Rio de Janeiro:

Das 90 equipes que competirão pelo FLL, 58 são de 36 países diferentes: África do Sul, Argentina, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Dinamarca, Egito, Emirados Árabes, Escócia, Eslováquia, Espanha, Estados Unidos, Estônia, França, Alemanha, Grécia, Honduras, Hungria, Irlanda, Irlanda do Norte, Israel, Itália, Japão, México, Macedônia do Norte, Marrocos, Nigéria, Noruega, Paraguai, Polônia, Porto Rico, Reino Unido, República Tcheca, Romênia, Uruguai.

As 32 equipes brasileiras são dos seguintes estados:

SESI SENAI Roboben 12557 e SESI Cambtec 12555 (Alagoas); Albatroid 12367 e Bono (Distrito Federal); Star Guardians 12363, Titans L. J. Planalto, AP. Gyn Alphatech, AP. Gyn Robostorm e L. J. Origens (Goiás); Phoenix Robot (Maranhão); RoboZeus 11006, Delta, Turma do BOB, Lego Bros MG e Atombot (Minas Gerais); Osíris e Dikaion (Paraná); Unity (Pernambuco); Dragon Bots e FrancoDroid (Rio de Janeiro); AC/DC/EG, Thunderbóticos, SESI Heroes, SESI CLP, SESI Robot Hunters, SESI Sanja Tronic, Eagles, Halley, Robobio, Robotics School 10348 e Biotech (São Paulo) e RoboCOE (Sergipe).

Já a FIRST Robotics Competition (FRC) terá 28 equipes brasileiras, todas brasileiras, dos estados:

SESI SENAI BBTech (Alagoas); Team Prodizy (Amazonas); Hydra (Bahia); Allmight (Ceará), Cyber Phoenix (Espírito Santo); Infinity BR (Goiás), Atomic (Minas Gerais); Tech Vikings (Mato Grosso do Sul); Courtesy Tean (Pernambuco); Roosters 7033, Steampunk money e Strike (Paraná); Tucanus (Rio de Janeiro); SESI SENAI PotiBOT (Rio Grande do Norte); FRC 1772 - The brazilian trail blazers, Out of control, Tecrobot e Under Control 1156 (Rio Grande do Sul); FRC 5800 - Magic Island Robotics Team e SESI SENAI SC Techmaker Robotics (Santa Catarina) e 7565 Robonáticos, Alphabots, Brazilian Storm, SESI SENAI Megazord, SESI SENAI Octopus #7567, Taubatexas 7459, Wolf Army Robotics e Etechnology #8276 (São Paulo).


Mais sobre as categorias do FLL e do FRC

FIRST LEGO League Challenge (FLL): alunos de 9 a 16 anos formam equipes de 2 a 10 integrantes para construir robôs feitos de peças de LEGO, que devem cumprir uma série de atividades e somar o máximo de pontos em rounds de 2 minutos e meio. O time ainda é responsável por idealizar e criar um projeto de inovação, que é uma solução para um problema real dentro da temática da temporada, que, neste ano, é Logística e Transporte.

FIRST Robotics Competition (FRC): alunos do ensino médio formam equipes de, no mínimo, 10 integrantes para construir robôs semiautônomos de porte industrial, com até 55 kg e 1,5 metro de altura. As máquinas devem pontuar o máximo de pontos em rounds de 2 minutos e meio. O time também é responsável por levantar fundos, desenvolver uma marca e realizar alguma iniciativa com a comunidade relacionada à ciência e à tecnologia.

A competição é direcionada a estudantes do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio de todo o Brasil. O objetivo é aprender a história do Brasil abordando temas a partir de documentos históricos, imagens, mapas, textos acadêmicos, pesquisas inéditas e debates historiográficos.

Seminário Internacional SESI de Educação — Pensamento Crítico e Inovação

Dentro da programação do Festival Internacional de Robótica, ocorre o Seminário Internacional SESI de Educação, no dia 4 de agosto, das 14h às 18h30. Em uma conversa rica, será debatido como o pensamento crítico e a inovação podem ajudar com novas metodologias de ensino e o futuro da escola e da indústria.

O evento irá contar com 3 painéis onde acontecerão debates e apresentações de cases nacionais e internacionais, que vão auxiliar na busca por inovação em currículos, práticas e ambientes escolares, além de novas maneiras de aumentar o senso de pertencimento de alunos e comunidade escolar.

O Seminário será realizado no Pier Mauá, no Rio de Janeiro. Para participar presencialmente, você pode fazer sua inscrição por meio deste link: https://ajaxsistemas.com.br/sesiedurj

Para saber mais sobre o evento, acesse: https://www.portaldaindustria.com.br/sesi/canais/torneio-de-robotica/o-festival-internacional/#seminario-fll