Equipes da Escola Firjan SESI participam de Festival Internacional de Robótica, pela primeira vez sediado no Rio - Escola Firjan SESI

Alunos das unidades de Barra do Piraí e Nova Friburgo representaram a escola através das equipes Dragon Bots e Tucanus

Competição, cooperação, experimentação, energia, mistura de culturas. Essas foram as marcas do Festival Internacional SESI de Robótica, realizado pela primeira vez no Brasil, em três armazéns do Píer Mauá, no Rio, de 05 a 07/08. As Escolas Firjan SESI Barra do Piraí e Nova Friburgo participaram do evento pela primeira vez, com projetos inovadores. Mais de mil estudantes enfrentaram os desafios de duas competições: a FIRST LEGO League Challenge (FLL), que reuniu 90 equipes de 37 países, além do Brasil; e a FIRST Robotics Competition (FRC), que desfilou robôs de até 55 kg de 28 equipes brasileiras.

Luiz Césio Caetano, presidente em exercício da Firjan, destacou a importância de a federação sediar os dois eventos. “Mostra nossa capacidade de participação, de compartilhar o conhecimento e traz um ambiente de robótica para o Rio e para essa garotada de muitos países”, ressaltou Caetano.

Na FLL, a representante da Firjan SESI foi a Dragon Bots, de Barra do Piraí, no Sul Fluminense, que criou uma caixa, a “Dragon Farmacy”, para transportar remédios na temperatura ideal da cidade para o distrito de São José do Turvo. “Percebemos que havia pouco acesso a medicamentos e os preços eram altos. Os moradores já podem pedir remédio por WhatsApp a uma farmácia conveniada com a Prefeitura. A caixa viaja em um ônibus escolar”, contou Rômulo Arantes, 16 anos, aluno do 2º ano do ensino médio.

Nessa categoria, os participantes, de 9 a 16 anos, desenvolvem um projeto de inovação com cunho social. A Dragon Bots já recebeu quatro premiações, com destaque para a de Inovação, no Nacional deste ano. “Participar de uma equipe de robótica é um diferencial para o currículo. Mesmo em pouco tempo, conseguimos resolver problemas de programação e melhorar o design do robô, trabalhando das 7h às 14h na semana antes da FLL”, contou o técnico da Dragon, Gilcicledes dos Santos.

Por sua vez, a FRC, conhecida como a Olimpíada de Robôs, reúne alunos do Ensino Médio, de 15 a 18 anos, com robôs de tamanho industrial para um jogo complexo e em aliança com outras equipes. Vitória Aba, de 17, participante da Tucanus, da Firjan SENAI SESI Nova Friburgo, comemorou: “Durante a pandemia, não tínhamos competições presenciais. O alvo agora mudou completamente. O contato com colegas do Brasil e do exterior é muito rico. Já falávamos com muitos de forma virtual e aqui os encontramos”

A técnica Sâmella Leal ressaltou que a equipe é nova e que “o processo de aprendizagem e a experiência na competição são os fatores mais importantes. A gente está se preparando desde abril para as provas. O custo desses robôs é altíssimo. Temos o patrocínio principal da Firjan SENAI SESI e de outras quatro empresas”, pontuou.

Hoje, o SESI é o operador dessas competições no Brasil, lembrou Robson Braga de Andrade, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), na abertura do festival. “Vocês, jovens, são a esperança de um futuro melhor. Nossa rede de escolas foi pioneira na implantação de robótica na educação brasileira há 15 anos. Vocês já são campeões só por estarem aqui”, ressaltou.