Equipe de robótica de Escola Firjan SESI ganha dois prêmios em torneio e se prepara para o mercado de trabalho - Escola Firjan SESI

Participar de uma equipe de robótica das Escolas Firjan SESI é muito mais do que se preparar para um campeonato. “É um aprendizado completo, os alunos ganham maturidade, aprendem a trabalhar em equipe, a se comportar no mercado de trabalho e a buscar patrocinadores”, descreve, orgulhoso, Julio Cesar Pinto da Costa Junior, um dos técnicos da Equipe Alpha Technology, da Escola Firjan SESI Jacarepaguá, que faturou dois prêmios na etapa nacional do Festival SESI de Robótica, em 26/06.

A Alpha, composta por alunos do Ensino Médio, levou os prêmios de Design e Bússola, na categoria FIRST Tech Challenge (FTC). Em 2021, devido à pandemia, a competição foi toda on-line. “Pelo segundo ano, recebemos o prêmio de melhor design do robô, e conquistamos também o Bússola, que premia o melhor técnico”, conta Johnnatan Schubert, também treinador da equipe e professor de matemática e robótica da unidade. A Alpha agora se prepara para a Olimpíada Brasileira de Robótica

Participaram do festival 138 equipes e mais de 800 estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio de escolas SESI e também de colégios públicos e privados do Brasil, em três categorias. Além da categoria FTC, a rede de Escolas Firjan SESI competiu na FIRST LEGO League Challenge (FLL), com as equipes Fênix Robots, de São Gonçalo, e Dragon Bots, de Barra do Piraí. A outra categoria do Torneio SESI é a F1 in Schools.

Um desafio da Alpha é estimular as meninas a participarem das competições. “Existe um pensamento machista de que a construção de robô é coisa para homem. Queremos descaracterizar isso”, explica Junior, que é também instrutor de automação e programação de jogos da Firjan SENAI Jacarepaguá. A equipe divulga nas turmas o torneio e convida as meninas a participar. “Esse ano, dos 15 integrantes da Alpha, cinco eram meninas. Quando elas entram, mandam no time”, ressalta Schubert.

Tawan Gabriel Assunção do Nascimento, 17 anos, integrante da Alpha, também valoriza a presença feminina: “As meninas são tudo na equipe, idealizam e constroem o robô, fazem o marketing e ainda parecem nossa mãe, puxam nossa orelha quando erramos”, brinca. Ele ressalta outro aspecto importante: “O laço afetivo. Formamos uma família em meio à pandemia. Tivemos ganhos educacionais e profissionais para o mercado”.

A categoria FTC desenvolve habilidades técnicas ligadas às áreas de engenharia. Na competição, o time enfrenta desafios de arena, após modelar o robô no computador, utilizando os equipamentos do FabLab da Firjan SENAI. As peças são impressas em materiais semi-industriais e o robô é montado. O time participa de uma entrevista on-line e discute o projeto com a comunidade acadêmica. Na ação solidária, arrecadaram mais de 1 tonelada de alimentos, que foram doados para a campanha SESI Cidadania Contra a Fome. Neste sábado, 10/07, farão uma nova rodada de arrecadação de donativos no entorno da escola.