Conhecendo o meu Lugar: projeto promove visitações a localidades históricas - Escola Firjan SESI

Blog

Os alunos conheceram a história da Reforma Protestante e sua ligação com as cidades de Petrópolis e Nova Friburgo

Dando continuidade ao projeto Conhecendo o meu Lugar, que promove visitações (presenciais ou virtuais) a localidades de importância histórica, geográfica ou social da região, os atores Laell Rocha e Ariel Barbosa, assumindo os papeis de Ludwin e Berger, dois estudantes de história, partiram de Petrópolis para Nova Friburgo com o objetivo de entender como aconteceu a fundação da primeira igreja Luterana, ocorrida no dia 3 de maio de 1824, e que teve como Reverendo Friedrich Oswald Sauerbronn, primeiro pastor luterano em terras brasileiras. 

Em Nova Friburgo, os pesquisadores foram recebidos pelos professores Janaína e Ronald que mostraram a praça onde ocorreu a chegada dos colonos, a primeira igreja, o cemitério luterano e explicaram sobre a contribuição dos alemães para o desenvolvimento da cidade.

Após a apresentação do vídeo, os atores conversaram com os estudantes do 7º ano, que expuseram suas opiniões e contribuições destacando outros pontos sobre a colonização germânica na região e também sobre questões religiosas. Foi uma manhã muito proveitosa e que agregou muito conhecimento e vivência para os alunos.