Projeto Cine SESI promove bate-papo com professores e alunos - Escola Firjan SESI

O debate virtual foi baseado no filme Raça, que conta a história do atleta Jesse Owens

Nesta última quinta-feira, dia 26/8, a Divisão de Conteúdos da Educação Básica - DICEB realizou, dentro projeto Cine SESI, uma live com professores e alunos do 3° ano do Ensino Médio da rede. A atividade teve por finalidade debater o filme Raça (2016), anteriormente recomendado pelos professores e assistido pelos alunos.

O filme conta a história do atleta negro norte-americano Jesse Owens, que ao ingressar na carreira de atleta, carrega o fardo das expectativas da família e as  tensões raciais na Universidade de Ohio, onde estudava.  Ele se torna um dos maiores atletas da história ao participar dos Jogos Olímpicos de 1936. No entanto, os desafios só aumentam ao se deparar com Adolf Hitler e sua visão de supremacia ariana na Alemanha, sede do evento.

O longa metragem dialoga diretamente com o conteúdo previsto para o 2°bimestre do 3° ano, e, por estar contextualizado numa olimpíada, coincide também com os recentes Jogos Olímpicos de Tóquio.

Na Live realizada através da plataforma Teams, além da participação do alunado das 13 Escolas Firjan SESI, o debate virtual foi ministrado pelos professores de História Ivano Costa - Escola SESI Jacarepaguá, Anna Luiza Portugal - Escola SESI Barra Mansa e Thais Freitas - Escola SESI Petrópolis, com mediação do Analista de Educação Fábio Rodrigues.

Até o final do ano, estão previstas outras lives neste mesmo formato, mas direcionadas às outras séries do Ensino Fundamental e Médio.