Alunos da Firjan SESI chegam preparados para o vestibular da UERJ - Escola Firjan SESI

Da leitura a projetos multidisciplinares, as escolas trabalharam conteúdo tema da prova 2021

Domingo, dia 19/07, aconteceu o tão esperado vestibular da UERJ. Há alguns anos, há exigência de leitura literária prévia para a prova de Língua Portuguesa e Redação. As Escolas Firjan SESI adotaram os livros da UERJ para todo o 3º ano da rede.

O distópico “1984”, de George Orwel, foi o livro indicado para a redação dos candidatos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Os professores da rede trabalharam sob diversas ótimas, mas sempre pensando na temática das fakenews e os governos autoritários. O tema da UERJ foi: "A mentira programada é uma arma política válida para conquistar o poder e sustentá-lo?”

Os professores de redação não só acertaram o tema como fizeram diferentes provocação para os alunos do 3º ano. Seguem relatos de algumas atividades, como do professor Ramon, da unidade São Gonçalo: “Quem controla o passado, controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado.” Após a leitura de 1984, de George Orwell a sensação de estar participando de um Big Brother nunca será tão real. Durante o 2° bimestre o livro foi trabalhando com a turma do 3° ano.

Os estudantes leram trechos da obra, debateram e listaram a importância de se preservar a democracia. Na obra, uma sociedade distópica é apresentada, seus cidadãos (maioria de classe média baixa) são fortemente controlados pelo “Grande irmão” que é seu líder máximo. Um ambiente onde a história é apagada, tinham suas intimidades devassadas, a polícia das ideias atuava como uma ferrenha patrulha do pensamento e viviam sobre um regime altamente controlador e difícil de se desvencilhar. O livro é leitura obrigatória para os estudantes candidatos a uma vaga no vestibular da UERJ 2021.

Para a aluna Giovanna Antonella (aluna do 3º ano): “O debate foi muito importante, já que também discutimos como isso se aplicaria na realidade (como as fakenews e as redes sociais, expondo os cidadãos a todo tempo). Ao lermos o livro e realizamos o debate, percebemos que apesar de ser uma ficção, não está longe da realidade. Passamos a valorizar ainda mais nossa liberdade individual e nossos direitos, conhecendo a importância da liberdade de expressão."

Na unidade Macaé, as professoras das áreas de Linguagens e Humanas (Alice Pessanha-Filosofia, Laís de Paula-História, Maristela Tavares-Artes, Roberta Martins-Português e Literatura, Sabrina Costa-Redação) elaboraram um projeto multidisciplinar relacionando a obra "1984", de George Orwell, com o contexto histórico (regimes totalitários), conceitos filosóficos (Escola de Frankfurt e indústria cultural) e artísticos.

A partir dessas reflexões os alunos produziram cartazes com a temática “Traumas”, contendo ideias, mensagens e/ou reflexões sobre as questões atuais da sociedade contemporânea. Os melhores trabalhos foram expostos virtualmente no jornal interno S&S News.

Os repertórios socioculturais utilizados deveriam ser, obrigatoriamente, os conteúdos trabalhados nas disciplinas, para que o aluno perceba a interligação entre as diferentes áreas do conhecimento. O projeto foi desenvolvido com o apoio e a supervisão da Pedagoga Yara Serafim.

Em Friburgo, a professora Flávia Raposo apresentou a análise da grade de correção da Uerj, comparando pontos semelhantes e divergentes do texto dissertativo-argumentativo na grade de correção do Enem, traçou com os alunos uma diretriz para aprofundar a bibliografia sugerida. Assim, através de leituras, vídeos e debates, estudaram o universo de “1984”, contexto histórico e a biografia do autor George Orwell. Essas atividades geraram 10 possibilidade de temas de redação que foram trabalhados. Dentre os temas escolhidos, estava o proposto pela universidade. .

Confira alguns dos cartazes produzidos pelos alunos da Firjan SESI Macaé: