Educação Infantil - Escola Firjan SESI

Educação Infantil: experimentação e tecnologia para o aluno aprender brincando

Reconhecemos a potência do modo de ser criança, as características de suas individualidades e da sua constituição como sujeitos sociais, culturais e históricos. Ao se estabelecer a visão da criança como protagonista do processo de educação, a Escola Firjan SESI, em sua proposta de currículo, apresenta como Eixos da Educação Infantil: a aprendizagem ativa, as múltiplas linguagens e o desenvolvimento socioemocional. Os eixos se caracterizam como “buscas” do fazer docente, que estão atreladas às necessidades infantis, alinhados à perspectiva dos campos de experiência e dos objetivos de aprendizagem, propostos na Base Nacional Comum Curricular.

Visando a ampliação do universo de aprendizagens significativas na infância, a rede SESI propõe três pilares estruturantes: Sustentabilidade/Solidariedade e Meio Ambiente; Tecnologias/Compartilhando Inovações; Mundo do Trabalho/Sociedade em Ação, o que reforça o comprometimento em prol da sustentabilidade, do olhar para as inovações, para o letramento científico e exercício da cidadania. Por essa razão, temos como práticas educativas: as atividades que auxiliam o desenvolvimento do pensamento científico da criança, através de metodologias diferenciadas; a cultura Maker e a educação tecnológica, esta última integra a parte diversificada do currículo. Além das interações e brincadeiras que são princípios da nossa ação pedagógica.

Nossas inspirações encontram sentidos na escuta atenta dos educadores para como as crianças apreendem os conceitos e em uma base teórica consolidada e reconhecida.

Conheça um pouco das nossas referências e inspirações:

Constance Kamii

Psicóloga, cientista e colaboradora de Jean Piaget

Loris Malaguzzi

Educador italiano

Manoel de Barros

Poeta modernista brasileiro

Madalena Freire

Arte-educadora e pedagoga

Além de Célestin freinet, pedagogo; Maria Montessori, pedagoga e médica italiana; Jean Piaget, psicólogo suíço; Lydia Hortélio, educadora e musicóloga brasileira; Lev Vygotsky, psicólogo e WALLON, psicólogo, filósofo, médico.

As aulas são oferecidas nos turnos da manhã ou tarde e têm duração de quatro horas e meia, de segunda a sexta, com número de alunos reduzido por turma, para garantir a aprendizagem e a qualidade do ensino.

CARGA HORÁRIA ANUAL  Grupo 1 Grupo 2 Grupo 3
Campos de Experiências:
| O eu, o outro e o nós
Corpo, gestos e movimentos
Traços, sons, cores e formas
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações |
X X X
Educação Física X X X
Parte Diversificada
Educação Tecnológica (40h) X X X
Oficina de Língua Inglesa (40h) X X X
Total de horas 800 800 800

.

Dúvidas

Sim. O dever de casa ajuda a família a acompanhar de perto o que seu filho está estudando. Além disso, o aluno aprende a ter autonomia ao fazer as tarefas sozinho e revendo o que foi discutido em sala de aula.

Assim como toda escola, a Escola Firjan SESI também avalia seus alunos. Mas não apenas mediante uma prova.

Por meio de diferentes processos, a avaliação é feita durante todo o ano letivo.

Na Educação Infantil, o avanço do aluno é registrado desde o primeiro dia de aula. Já o Ensino Fundamental conta com trabalhos individuais e coletivos, pesquisas, provas, participação em eventos, atividades e aulas. Tudo isso, ao fim do ano, mostra o desempenho de cada aluno.

Na Escola Firjan SESI, o estudante é avaliado de maneira global e não apenas por um teste aplicado de forma isolada.

A Escola Firjan SESI trabalha com as disciplinas do currículo de base nacional comum estabelecido pelo MEC e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Na Escola Firjan SESI, o estudante tem a possibilidade de construir conhecimentos que envolvem diferentes conceitos, que despertem sua curiosidade e seu interesse. A única diferença é que na Escola Firjan SESI ele aprende de maneira contextualizada, pelo estímulo do raciocínio e do desenvolvimento do senso crítico.