Reconhecemos a potência do modo de ser criança, as características de suas individualidades e da sua constituição como sujeitos sociais, culturais e históricos. Ao se estabelecer a visão da criança como protagonista do processo de educação, a Escola Firjan SESI, em sua proposta de currículo, apresenta como Eixos da Educação Infantil: a aprendizagem ativa, as múltiplas linguagens e o desenvolvimento socioemocional. Os eixos se caracterizam como “buscas” do fazer docente, que estão atreladas às necessidades infantis, alinhados à perspectiva dos campos de experiência e dos objetivos de aprendizagem, propostos na Base Nacional Comum Curricular.
Visando a ampliação do universo de aprendizagens significativas na infância, a rede SESI propõe três pilares estruturantes: Sustentabilidade/Solidariedade e Meio Ambiente; Tecnologias/Compartilhando Inovações; Mundo do Trabalho/Sociedade em Ação, o que reforça o comprometimento em prol da sustentabilidade, do olhar para as inovações, para o letramento científico e exercício da cidadania. Por essa razão, temos como práticas educativas: as atividades que auxiliam o desenvolvimento do pensamento científico da criança, através de metodologias diferenciadas; a cultura Maker e a educação tecnológica, esta última integra a parte diversificada do currículo. Além das interações e brincadeiras que são princípios da nossa ação pedagógica.
Nossas inspirações encontram sentidos na escuta atenta dos educadores para como as crianças apreendem os conceitos e em uma base teórica consolidada e reconhecida.
Além de Célestin freinet, pedagogo; Maria Montessori, pedagoga e médica italiana; Jean Piaget, psicólogo suíço; Lydia Hortélio, educadora e musicóloga brasileira; Lev Vygotsky, psicólogo e WALLON, psicólogo, filósofo, médico.
As aulas são oferecidas nos turnos da manhã ou tarde e têm duração de quatro horas e meia, de segunda a sexta, com número de alunos reduzido por turma, para garantir a aprendizagem e a qualidade do ensino.
CARGA HORÁRIA ANUAL | Grupo 1 | Grupo 2 | Grupo 3 |
Campos de Experiências: | O eu, o outro e o nós Corpo, gestos e movimentos Traços, sons, cores e formas Escuta, fala, pensamento e imaginação Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações | |
X | X | X |
Educação Física | X | X | X |
Parte Diversificada | 1º | 2º | 3º |
Educação Tecnológica (40h) | X | X | X |
Oficina de Língua Inglesa (40h) | X | X | X |
Total de horas | 800 | 800 | 800 |
.
Sim. O dever de casa ajuda a família a acompanhar de perto o que seu filho está estudando. Além disso, o aluno aprende a ter autonomia ao fazer as tarefas sozinho e revendo o que foi discutido em sala de aula.
Assim como toda escola, a Escola Firjan SESI também avalia seus alunos. Mas não apenas mediante uma prova.
Por meio de diferentes processos, a avaliação é feita durante todo o ano letivo.
Na Educação Infantil, o avanço do aluno é registrado desde o primeiro dia de aula. Já o Ensino Fundamental conta com trabalhos individuais e coletivos, pesquisas, provas, participação em eventos, atividades e aulas. Tudo isso, ao fim do ano, mostra o desempenho de cada aluno.
Na Escola Firjan SESI, o estudante é avaliado de maneira global e não apenas por um teste aplicado de forma isolada.
A Escola Firjan SESI trabalha com as disciplinas do currículo de base nacional comum estabelecido pelo MEC e reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).
Na Escola Firjan SESI, o estudante tem a possibilidade de construir conhecimentos que envolvem diferentes conceitos, que despertem sua curiosidade e seu interesse. A única diferença é que na Escola Firjan SESI ele aprende de maneira contextualizada, pelo estímulo do raciocínio e do desenvolvimento do senso crítico.